Israel abole o uso de máscara nas ruas após vacinar maioria da população contra a covid-19
País está próximo de voltar à normalidade após sucesso na vacinação
País está próximo de voltar à normalidade após sucesso na vacinação
Os israelenses estão prestes a voltar à normalidade e não precisarão mais utilizar as máscaras de proteção nas ruas pela primeira vez após mais da metade da população se vacinar contra a covid-19.
Assim como para a maioria dos países afetados pela covid-19, desde o início da pandemia, Israel impôs a obrigatoriedade no uso de máscara de proteção como medida de prevenção à disseminação do novo coronavírus em locais públicos e estabelecimentos, no entanto, mais de um ano depois, o governo autorizou a população de sair às ruas sem máscara a partir deste domingo, 18, e começou uma fase de relaxamento das medidas sanitárias, resultando em uma vida praticamente normal.
Bares, cafés e restaurantes já estão de portas abertas e quem já estiver vacinado poderá apresentar o “passaporte verde” (documento que certifica a vacinação) para reservar mesas e frequentar tranquilamente os estabelecimentos. Shows e eventos ao ar livre também já estão acontecendo sem grandes preocupações e os israelenses poderão curtir o verão, que começará em junho.
O sucesso no combate à pandemia é resultado principalmente da campanha de vacinação em massa da população que iniciou em dezembro do ano passado. 5 milhões de israelenses, mais da metade da população, já recebeu as duas doses das vacinas de Oxford, Moderna ou Pfizer e os números de novos casos diários estão abaixo dos 170 e uma média de 6 mortos por dia.