Publicidade

Infertilidade: o que pode estar dificultando desejo de engravidar?

Nem sempre aqueles que desejam um filho conseguem por conta de diversos fatores; mas por que isso acontece? Especialista explica

Nem sempre aqueles que desejam um filho conseguem, por conta de diversos fatores que causam infertilidade; mas por que isso acontece?
Profissional lista o que pode dificultar tentativas de gravidez – Freepik

Frequentemente, uma série de pessoas se veem frustradas diante o processo de tentativa de engravidar e acabam, muitas vezes, culpando a si mesmas. No entanto, nem sempre ela é o que está causando a infertilidade. Por isso, o ginecologista Dr. César Patez lista alguns fatores que podem prejudicar durante a série de tentativas.

Publicidade

Em primeiro momento, deve-se destacar que cerca de 35% das mulheres, assim como 35% dos homens, apresentam problemas de fertilidade. Mas os outros 30% restantes pertencem à infertilidade sem causa aparente; ou seja, não é possível identificar qual é o problema, em si. Segundo o especialista, esses dados são importantes para elucidar que, nem sempre, a culpa é de um ou outro, e sim um fator incomum entre o casal.

Além de fatores naturais, outra questão que acaba dificultando bastante no processo de tentar engravidar é a idade. Isso porque, com o passar da idade do óvulo, as chances vão diminuindo. Um paciente com 20 anos, por exemplo, tem uma chance de 20% a 25%, todo mês. Já ao fazer 30 anos, a chance diminui para 15% e depois dos 35 anos somente 10%.

Procurar ajuda é ideal no momento de infertilidade e tentativas de gravidez

O Dr. César Patez, assim, destaca que ajuda é um dos fatores principais nesse momento, e é muitas vezes deixado de lado. Por isso, ele alerta que “quanto mais cedo procurar um especialista, maiores serão as chances de obter sucesso”.

Além disso, ele afirma “não sofra em silêncio! Muitas mulheres desejam ter filhos e não comentam com ninguém sobre as dificuldades que passam pelo processo, o que piora. Procure ajuda de amigos, parentes e profissionais da área”.

Publicidade

 

Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!

Publicidade