Gravidez no verão: Evite alimentos com muito sódio e gordura e insista na hidratação

Invista, em pelo menos, dois litros de água ao longo do dia!

Gravidez no verão: Evite alimentos com muito sódio e gordura e insista na hidratação – Freepik

Para as futuras mamães, o verão e as altas temperaturas podem ser um desafio e tanto para curtir a gravidez com tranquilidade, sabia?

Publicidade

A sensação de sede e de calor nessa estação ficam ainda maiores quando se trata de mulheres grávidas!

Somado a isso, muitas acordam várias vezes de madrugada para fazer xixi. Nesses casos, mantenha-se hidratada com água gelada, com mais foco durante o dia e menos durante à noite.

+++ VEJA TAMBÉM: Com seus diversos benefícios, feijão pode ser um grande aliado do emagrecimento e pode ser ingerido no jantar
+++ VEJA TAMBÉM: Ricota é uma ótima opção – com pouco sódio tem maior concentração de proteínas que os queijos  

INCHAÇO 

Publicidade

O inchaço também é uma queixa frequente das futuras mamães no verão. Ele, principalmente em membros inferiores, é reduzido com o consumo de alimentos fonte de potássio e magnésio como banana, abacate, semente de abóbora, castanha de caju, castanha-do-pará, amêndoa, frutas, hortaliças em geral e grãos integrais como arroz e pães. Tudo em quantidade equilibrada, é claro!

Também é bom evitar jejum prolongado e realizar pelo menos cinco refeições por dia em intervalos regulares!

HIDRATAÇÃO 
Vale reforçar que a hidratação é fundamental para as gestantes no verão, então invista em dois litros de água ao longo do dia!

Publicidade

Além disso, outra opção é a água de coco natural, que proporciona hidratação, aliviando a sensação de sede permanente. Mas deve ser consumida com moderação na quantidade máxima de 300 ml por dia.

Outra dica  é caprichar no consumo das frutas que tenham mais líquidos, entre elas, melão, melancia, abacaxi, laranja, pêssego, ameixa, uva e nectarina. 

ALIMENTAÇÃO

Publicidade

E, tirar da rotina carnes cruas ou mal assadas, receitas com maioneses, doces e tortas com cremes açucarados é a melhor pedida para evitar riscos de contaminação!

Devido à quantidade elevada de sódio, gordura e aditivos químicos também devem ser evitados frituras e carnes salgadas, como carne seca, bacon e embutidos.

PARA SAIR DE CASA, LEVE SEU PRÓPRIO LANCHE!

Publicidade

Para aproveitar o verão fora de casa e curtir com o seu bebê dentro da barriga a estação mais quente do ano, leve seus próprios lanchinhos. Veja algumas opções:

  • Pipoca
  • Torradas caseiras
  • Barras de proteína sem adoçante 
  • Frutas variadas
  • Oleaginosas ou frutas secas 
  • Sanduíches com pão integral
  • Legumes crus como fatias de cenoura, tomate cereja e rodelas de pepino

Não esqueça da importância de consultar um médico para uma adequação da alimentação e cuidados para cada gravidez.