Publicidade

Governo de SP anuncia que iniciará vacinação contra Covid-19 em 25 de janeiro

A imunização está finalizando a terceira fase de testes clínicos no Estado

Governo de SP anuncia que iniciará vacinação contra Covid-19 em 25 de janeiro – Freepik

O governo de São Paulo anunciou seu plano de vacinação contra o coronavírus Sars-CoV-2 nesta segunda-feira, dia 7, e informou que iniciará a imunização dos grupos prioritários já no dia 25 de janeiro – data de aniversário da capital paulista – de maneira gratuita. O cronograma segue até 28 de março em escala por faixas etárias do primeiro grupo.

Publicidade

Todos receberão o imunizante CoronaVac, desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac Biotech, e as prioridades na primeira fase são serão profissionais da saúde, indígenas, quilombolas e idosos com mais de 60 anos – sendo que os que têm mais de 75 anos começarão a ser imunizados em 8 de fevereiro e aqueles com idades entre 60 e 64 anos tomarão a primeira dose em 1º de março.

E, o governador, João Doria, destacou que a escolha se deu porque a faixa etária “representa 77% dos óbitos no estado” e que “todos os profissionais da linha de frente” serão vacinados já nesse momento.

+++ VEJA TAMBÉM: Coronavírus X Salão de beleza: é seguro frequentar?
+++ VEJA TAMBÉM: Covid-19: vacina da Pfizer tem 90% de eficácia, afirma laboratório 

Além disso, São Paulo praticamente dobrará os postos de vacinação, atingindo 10 mil unidades, incluindo farmácias, quartéis, escolas aos fim de semana, terminais de transporte público e também pelo sistema de drive thru. Serão 54 mil profissionais de saúde e 25 mil agentes de segurança utilizados enquanto durar a vacinação.

Publicidade

Atualmente, a imunização está finalizando a terceira fase de testes clínicos no Estado, sob supervisão e coordenação do Instituto Butantan, e os resultados devem ser anunciados em breve. Nas fases iniciais, estudos científicos mostraram que a CoronaVac conseguiu produzir uma resposta imunitária em 97% dos casos. Essa última etapa testa a eficácia, de fato, da imunização em conseguir prevenir a Covid-19.