Publicidade

Gordura no fígado: Curcumina pode ajudar no tratamento de doença

Muitas vezes provocada pela má alimentação, gordura no fígado pode ser perigosa à saúde e requer cuidados; substância surge como alternativa fácil e rápida no tratamento

Muitas vezes provocada pela má alimentação, gordura no fígado pode ser perigosa à saúde e requer cuidados; substância surge como alternativa fácil e rápida no tratamento
Nutricionista explica como inserir tempero na dieta – Freepik

A gordura no fígado, ou fígado gorduroso, é uma doença que atinge milhares de brasileiros e pessoas ao redor do mundo. A condição, apesar de não parecer grave, causa uma série de riscos, uma vez que o órgão é um dos principais agentes no nosso metabolismo.

Publicidade

Muito ligada a má alimentação ou até mesmo o consumo exagerado de bebida alcoólicas e gaseificadas, a doença pode causar até cirrose e câncer. Além disso, fígado gorduroso pode ser consequência de casos de obesidade e sedentarismo, requerendo ainda mais cuidados.

Outra problemática da doença que parece simples são seus sintomas que passam às vezes despercebidos na correria do dia a dia. São esses o suor excessivo, o cansaço/fadiga constante, a acne, o mau hálito constante, entre outros.

Apesar disso, o tratamento da condição é simples: mudança nos hábitos alimentares e de exercícios. No entanto, especialistas descobriram uma substância que, além dessas medidas, pode ser uma grande aliada na cura da gordura no fígado: a curcumina.

Como curcumina pode ajudar no tratamento de gordura no fígado?

“Curcumina ajuda no tratamento da esteatose hepática [gordura no fígado], principalmente quando não alcoólica”, afirma a nutricionista Thaiz Brito, para o portal Metrópoles.

Publicidade

Segundo estudos, ela diminui os radicais livres, além da peroxidação lipídica, ou seja, a degradação oxidativa dos lipídios, todos que causam casos mais sérios da doença. “A curcumina também possui efeito anti-inflamatório, logo, reduz também os marcadores agravados pela doença”, continua a explicar.

Segundo a especialista, portanto, adicionar o tempero na sua rotina é o ideal para auxiliar no tratamento. Além disso, Thaiz explica: “Ainda colabora na prevenção do câncer, de doenças inflamatórias e da diabetes, e melhora o perfil do colesterol”.

Publicidade