Gestação e saúde bucal: dentista explica quais são os cuidados necessários durante a gravidez

O Dr. Marcio Ramos, dentista da atriz Viviane Araújo, explica quais são os cuidados necessários com a saúde bucal durante gestação

Cuidados com a saúde bucal na gestação – Freepik/yanalya e Unsplash/Kev Bation

A atriz Viviane Araújo anunciou, recentemente, sua primeira gravidez aos 46 anos. A gestação tão desejada merece agora cuidados especiais, principalmente com a saúde bucal. Além dos exames tradicionais, que um bom pré-natal exige, as gestantes devem incluir nessa lista visitas periódicas ao dentista.

Publicidade

Márcio Ramos, dentista da atriz, explica que certos problemas bucais podem levar até a um parto prematuro, o que colocaria em risco a vida do bebê. Segundo o especialista, é fundamental que a gestante compareça ao consultório uma vez a cada três meses no mínimo.

Os dentes decíduos, ‘dentes de leite’, começam a se formar a partir da sexta semana e os dentes permanentes a partir do quinto mês de vida intrauterina. Dessa forma, condições desfavoráveis durante a gravidez (uso de medicamentos, infecções, carências nutricionais, ingestão elevada de cafeína, febre de origem virótica persistente, dentre outros) podem trazer problemas nos dentes em fase de formação, tais como manchas e alterações na forma, explica o especialista.

+++ Viviane Araújo, mãe aos 46 anos! Ginecologista comenta gravidez acima dos 40

Márcio separou algumas dicas para manter a saúde bucal durante a gestação:

1. A limpeza diária dos dentes e da língua é indispensável. A escovação deve ocorrer sempre após as refeições. Fazer o uso adequado da escova e do fio dental.
2. Para evitar os enjoos, a gestante deve colocar pouco creme dental durante a escovação e não molhar demasiadamente a escova. Assim, não se forma muita espuma. Caso não esteja tolerando, usar a escova sem creme dental;
3. O vômito aumenta a acidez na boca, podendo levar a descalcificação dentária, por isso, as gestantes devem realizar a higiene com escovação após episódios de enjoo.
4. Evitar alimentos açucarados. Assim, você evitará cáries. Além disso, para assegurar uma boa dentição do bebê, as futuras mamães devem evitar o consumo excessivo de alimentos açucarados a partir do quarto mês de gestação, pois é quando se inicia a formação do paladar do bebê.
5. Consultar um dentista em caso de sangramento gengival persistente por mais de 15 dias;

Publicidade

+++ Cuidado com os dentes pode salvar desde gengivite até o câncer bucal

6. Programe sua consulta para revisão odontológica assim que souber que está grávida. Além de realizar consultas uma vez a cada três meses.
7. Não fumar durante a gestação. O fumo passivo afeta o desenvolvimento dos dentes permanentes.
8. A gravidez não é responsável pelo aparecimento de cáries e nem pela perda de minerais dos dentes da mãe. O aumento da atividade de cárie está relacionado com a alteração da dieta e com a presença da placa bacteriana, pela limpeza inadequada dos dentes.
9. Na grávida, a gengiva se torna mais elástica, o que favorece para que a gestante tenha gengivite. Por isso, o uso do enxaguante bucal é fundamental após a escovação.
10. Uma dieta rica em cálcio. Se houver falta de cálcio, o bebê retira o cálcio dos ossos da mãe, e não dos dentes.

Publicidade