saude   / Sua saúde agradece!

Frutas vermelhas podem reduzir chances de infartos em mulheres

Um estudo publicado no Journal of the American Heart Association indicou que o consumo dessas frutas podem prevenir o infarto

Viva Saúde Publicado segunda 3 agosto, 2020

Um estudo publicado no Journal of the American Heart Association indicou que o consumo dessas frutas podem prevenir o infarto
Entenda como as frutas vermelhas podem ser benéficas para as mulheres - Pexels

Um estudo publicado no Journal of the American Heart Association indica a ingestão de três ou mais porções de amoras e morangos por semana, para reduzir a chances de um infarto nas mulheres.

Essas frutas são ricas em substâncias antioxidantes que previnem a oxidação do LDL – colesterol ruim –, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares”, explica Rosana Perim Costa, gerente de nutrição do Hospital do Coração (HCor-SP).

Os níveis de colesterol são os fatores predispostos para a doença, como aponta uma pesquisa publicada no American Journal of Cardiology.

“A alimentação deve ater-se ao controle dos fatores de risco, como sobrepeso e obesidade, hipertensão, colesterole triglicérides elevados, e diabetes”, o estudo ainda completa que junto com a alimentação a mulher deve adotar uma vida saudável, com prática de atividade física diária e acompanhamento da pressão arterial, diabetes e colesterol.

Uma possível explicação, publicado pelo Circulation, seria a grande quantidade de flavonoides presente nos morango e mirtilos que têm poder antioxidante e anti-inflamatório.

Um tipo de flavonoide denominado autocianina (pigmento relacionado às cores vermelho, roxo e azul) pode ajudar a dilatar as artérias e reduzir a formação de placas responsáveis por controlar o fluxo sanguíneo, protegendo o coração.

Texto Priscila Pegatin / Adaptação Isabelly Cristaldo.

Último acesso: 29 Jan 2022 - 10:27:09 (37).