saude   / Frilu o quê?

Friluftsliv: Conheça o hábito escandinavo que tem virado febre mundial, principalmente na pandemia!

A palavra difícil é compreendida como um estilo de vida, e que ajudou muito a controlar a pandemia nos países

Viva Saúde Publicado terça 12 janeiro, 2021

A palavra difícil é compreendida como um estilo de vida, e que ajudou muito a controlar a pandemia nos países
O friluftsliv vem ajudado os países - Pixabay

Sim, sabemos que o nome é quase impronunciável...

Mas o Friluftsliv é um hábito que existe há muitos anos nos países escandinavos e se espalhou, mesmo que as pessoas não saibam, por todo o mundo.

+++LEIA MAIS: Açaí: Veja os benefícios e qual a quantidade certa dessa fruta que é "a cara" do verão!

A palavra signfica, em uma tradução livre: "Vida ao ar livre", e consiste em passar a maior parte do tempo em contato com a natureza. Ao ar livre. Ou seja, qualquer atividade em que se tenha contato com a natureza e ao ar livre, configura-se Friluftsliv.

E esse estilo de vida é tão enraizado nas populações que, nos países de origem escandinava (Suécia, Dinamarca e Norruega, por exemplo) existem leis que permitem as pessoas acamparem em qualquer lugar da natureza, desde que respeitem o local e não polua.

Durante a pandemia, no qual fomos obrigados, e com razão, a evitar os lugares fechados e poucos ventilados.

Nos países em que se pratica esse hábito, não fora proibido, em momento algum os lugares abertos e naturais, obviamente, tomando os cuidados.

Siri Meland, especialista, em entrevista para a BBC, relatou: "Quando a pandemia atingiu a Noruega e tudo fechou, a natureza foi mantida aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana. É assim que as pessoas puderam se manter fisicamente ativas, caminhando e correndo na natureza. As pessoas usam árvores, pedras e elementos naturais em vez de aparelhos de ginástica".

"Com a pandemia, a frequência das pessoas que praticam friluftsliv aumentou, assim como sua popularidade, especialmente entre os jovens. Durante o último verão no hemisfério Norte, 1,5 milhão de noruegueses dormiram em alguma barraca ou em rede ao ar livre", completou Siri.

 

 

 

Último acesso: 27 Jan 2021 - 15:29:37 (1281).