Publicidade

Mortes por Covid ainda seguem em alta apesar de leve queda, diz Fiocruz

Na Semana Epidemiológica 14 (4 a 10 de abril), o Brasil registrou uma média de 3.020 mortes notificadas a cada 24 horas, o que corresponde a um aumento de 1,1% de óbitos ao dia

Fiocruz diz que mortes por Covid seguem em alta apesar de leve queda e vê risco de estagnação em patamar elevado – Pixabay

De acordo com a Fiocruz, o número de óbitos por Covid-19 ainda permanece em crescimento no Brasil, apesar de ter apresentado uma leve desaceleração na comparação dos dias 4 a 10 de abril com a semana epidemiológica anterior, segundo o Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19 divulgado ontem, dia 14.

Publicidade

E, foi ressaltado pelos pesquisadores que existe “estabilização na incidência de novos casos” e que “existe tendência de desaceleração, mas ainda não de contenção da epidemia”.

Assim, alertaram que a “flexibilização de medidas restritivas pode fazer retomar ritmos acelerados de transmissão e, portanto, de casos graves de Covid-19 nas próximas semanas”.

E, na Semana Epidemiológica 14 (4 a 10 de abril), o Brasil registrou uma média de 3.020 mortes notificadas a cada 24 horas, o que corresponde a um aumento de 1,1% de óbitos ao dia. De acordo com a Fiocruz, o percentual é ligeiramente menor do que o observado no final do mês de março (1,5%).

+++ VEJA TAMBÉM: Venda de remédios sem eficácia comprovada contra a Covid dispara no Brasil
+++ VEJA TAMBÉM: Segundo especialista da OMS é necessário dar atenção à “Covid longa”

Publicidade

Além disso, o número de novos casos diários também aumentou a um percentual de 0,9%, totalizando cerca de 70.200 novos casos por dia no intervalo observado. Citando ainda o alto índice de testes positivos e a permanência do nível crítico de ocupação de UTIs, os pesquisadores afirmaram que os dados “mostram que a pandemia pode permanecer em níveis críticos ao longo de abril.”