bem-estar   / Saúde mental

"Shhh"! Pesquisa indica que dois minutos de silêncio tem efeito mais calmante do que ouvir música relaxante

Separar um tempo do seu dia para ficar absolutamente sem som algum beneficia sua memória; Confira

VIVA SAÚDE Publicado quinta 8 outubro, 2020

Separar um tempo do seu dia para ficar absolutamente sem som algum beneficia sua memória; Confira
Silêncio faz bem! Veja os benefícios dele em seu dia a dia - Freepik

Quanto silêncio há em seus dias? Provavelmente, muito pouco. Pode ser a televisão que fica sempre ligada, o aparelho de som ou sua família que não para de falar o dia todo… A verdade é que ficar sem nenhum barulho é cada vez mais raro, mas cientistas apontam que se afastar de ruídos pode beneficiar a sua saúde.

O silêncio ajuda o cérebro a descansar, colaborando com a aprendizagem e fortalecendo a área responsável pela memória e emoção. Como prova, um estudo realizado em 2013 com ratos de laboratório mostrou que os animais que passaram duas horas por dia sem barulho algum acabaram desenvolvendo novas células no hipocampo.

De quebra, também proporciona o autoconhecimento, já que estimula a reflexão! Além disso, pesquisas indicam que a falta de som ajuda o cérebro a descansar, fazendo com que seja capaz de assimilar melhor informações internas e externas.

 

+++ VEJA TAMBÉM: Terapia auxilia na autoconfiança e na inteligência emocional; confira 5 motivos para começar 
+++ VEJA TAMBÉM: Pessoas negativas e o impacto na sua saúde mental, espiritual e física

 

Também, o excesso de ruídos pode ter um efeito físico relevante no cérebro, resultando em níveis elevados de hormônios do estresse. Quem vive em um ambiente barulhento tem maiores chances de experimentar índices cronicamente elevados de esgotamento e estresse. Ou seja, o silêncio evitaria esses problemas, proporcionando calma e tranquilidade.

A ciência também da observou que a poluição sonora pode ter efeito sobre o desempenho de tarefas cognitivas. O excesso de barulho prejudica até mesmo as crianças, refletindo em piores resultados na escola.

Curiosamente outra pesquisa publicada na revista Heart descobriu que dois minutos de silêncio podem ter ainda um efeito mais calmante do que ouvir música calma. Ou seja, separe um tempo diariamente para ter esse hábito e cuidar da mente para um maior bem-estar.

Último acesso: 05 Dec 2020 - 06:20:20 (508).