Ícone do site

Entenda como teorias da conspiração estão aumentando os casos de Covid-19 na Coréia do Sul

Published 27/08/2020

Entenda como teorias da conspiração estão aumentando os casos de Covid-19 na Coréia do Sul - Pixabay

A Coréia do Sul está sentindo na pele os níveis em que a desinformação e as fakes news podem levar. 

O país asiático é tido como um dos melhores no combate ao novo coronavírus, implementando o isolamento social e a testagem em massa, o que controlou rapidamente a situação.

Porém, uma nova onda de surtos está circulando por conta de desinformações e teorias da conspiração, que afirmam que o vírus teria sido criado em laboratório e implantando para obrigar as pessoas a ficarem em casa.

+++VEJA MAIS: Imunidade das mulheres é mais eficiente à Covid-19, aponta pesquisa americana

Por mais bizarra que seja essa “teoria”, adeptos da Igreja Sarang Jeil, uma Igreja Presbeteriana, ligada com a direita política, acreditaram e, desde o começo da pandemia, lutaram contra as medidas de prevenção, afirmando de que era se tratava de uma farsa.

Mas o que essa nova onda e os adeptos da Igreja tem em comum? A maioria nos “novos infectados” são os frequentadores da Igreja.

Esse grupo de fiéis se reuniam, em protesto, em Seoul, todos os sábados, em protesto às medidas de proteção e gritavam palavras de ordem contra o líder Moon Jae-in, dizendo que ele é um “comunista fantoche da China e da Coreia do Norte“.

Nem mesmo essa onda de contaminados dentro de sua comunidade fez com que os fiéis parassem com os atos. Os diagnósticos alimentaram uma segunda teoria de que o presidente sul-coreano teria infectado, propositalmente, a Igreja, como uma forma de acabar com os protestos. Jun Kwang-hoon, líder espiritual, chegou a publicar um vídeo no Youtube, no qual chama a Covid-19 de “vírus terrorista“.

Agora, o que se tratava de apenas uma comunidade, já são mais de 2 mil novos casos. As autoridades estudam submeter o país a um segundo lockdown para poder controlar a nova onda de infecções.

 

 

Sair da versão mobile