Você tem dores de cabeça frequentemente? É bem provável que, em algum momento da sua vida, você já tenha sofrido com esse incômodo.
De acordo com um estudo feito pelo instituto de pesquisas HSR Health, publicado pelo portal ISTOÉ com exclusividade, em março de 2020, 15% da população brasileira sofre de enchaqueca. Esse dado representa mais de 31 milhões de pessoas.
Mas o que pode causá-las e como é possível evitá-las? Célia Roesler, diretora da Sociedade Brasileira de Cefaleia e vice-coordenadora do departamento científico de cefaleia da Academia Brasileira de Neurologia (SP), esclarece!
+++ VEJA TAMBÉM: Tchau, insônia! Veja cinco dicas para recuperar o sono e dormir melhor
+++ VEJA TAMBÉM: Qualidade e energia! Saiba quantas horas de sono você precisa ter por dia
1. Piora na TPM
Na famosa TPM, por causa da ovulação e da oscilação hormonal, o período pode desencadear a dor de cabeça.
2. Indica doenças
O incômodo pode revelar algo mais sério, especialmente quando for intenso e, em pessoas acima de 50 anos ou, acompanhada de espirros e tosse.
3. Evite crises
Fuja de jejum prolongado, sedentarismo, privação de sono e excesso de trabalho.
4. Aposte sempre
Alimentação controlada e água são sempre bem-vindas na rotina! Manter uma vida saudável é essencial para evitar possíveis desconfortos.
5. Respeite os limites
Atenda às indicações médicas e, se possível, priorize um estilo de vida saudável. É assim que você previne esse tipo de dor de cabeça.
*Por Larissa Maruyama | Fonte Célia Roesler, diretora da Sociedade Brasileira de Cefaleia e vice-coordenadora do departamento científico de cefaleia da Academia Brasileira de Neurologia (SP) | Adaptação Isis Fonseca e Yasmin Salem.