saude   / Diretamente da Índia

Dieta Ayurveda: Além de auxiliar no emagrecimento, cura a mente e o corpo; saiba mais

Entre seus benefícios estão a melhoria da qualidade do sono e o bom humor

VIVA SAÚDE Publicado segunda 21 setembro, 2020

Entre seus benefícios estão a melhoria da qualidade do sono e o bom humor
Dieta Ayurveda: Além de auxiliar no emagrecimento, cura a mente e o corpo - Freepik

Você provavelmente já ouviu falar na dieta Ayurveda, mas não tem ideia do que se trata, não é? Nós te ajudamos! 

O termo “Ayurveda" significa “ciência da vida”, sendo o nome mais antigo do sistema medicinal conhecido. Oriundo da Índia, pode ser chamado também de dieta indiana, que engloba uma série de práticas para a boa saúde, como massagens, meditação, ioga, uso de ervas além, é claro, de uma boa alimentação. 

Seu objetivo é fortalecer o sistema imunológico, alcançar o equilíbrio do organismo e prevenir doenças. Se apoia fortemente na ideia de que todo mundo tem um dosha dominante, ou "tipo de corpo". Depois de descobri-lo (por testes on-line ou lendo livros sobre a dieta ayurvédica), você pode ajustar seu plano alimentar para atender às suas necessidades de saúde. 

+++ VEJA TAMBÉM: Tchau, TPM! Médico indica que diminuir consumo de carne vermelha pode aliviar os sintomas do período pré-menstrual


+++ VEJA TAMBÉM: Não exagere! Frutas secas, cacau e água podem fazer mal em excesso; veja mais

Os três doshas:

Vata: Os vatas tendem a ser magros e podem até ter problemas para engordar. Eles geralmente têm muito frio, pensam demais e podem ficar ansiosos facilmente. Quando não estão comendo a dieta certa, podem ficar inchados e constipados.

Eles se dão muito bem com alimentos quentes e cozidos, como aveia, legumes assados, nozes e leite morno. Coisas como vegetais crus, alimentos crocantes e bebidas carbonatadas podem não se encaixar bem com esse "tipo de corpo".

 

Kapha: Kaphas são geralmente os maiores dos doshas e têm quadris e ombros largos. Eles tendem a ter má circulação e digestão lenta, o que pode causar problemas de saúde.

É melhor que os pratos tenham muitas fibras, especiarias e vegetais diferentes. Devem ser evitados alimentos calóricos e com muita densidade, como os gordurosos e com altas quantidades de açúcar.

 

Pitta: Os Pittas tendem a ter tamanho médio, muita energia, uma disposição ardente e boa digestão. Mas podem ter problemas digestivos e se irritar facilmente quando estão fora de controle.

A dieta para esse "tipo de corpo" recomenda evitar comidas quentes, apimentadas, álcool e café. Em vez disso, procure alimentos “refrescantes”, como pepinos, alface e melão.

 

Benefícios:

  • Disposição
  • Bom humor
  • Melhoria na qualidade do sono
  • Boa digestão
  • Pele e cabelos mais macios
  • Emagrecimento

 

Lembrando que recomenda-se verificar a dieta ayurvédica se você estiver procurando uma maneira mais saudável de abordar a alimentação, mas antes, sempre consulte seu médico. 

Último acesso: 19 Sep 2021 - 04:14:57 (363).