Dia do Coração: nutricionista e educadora física Dani Borges fala sobre alimentos que ajudam a manter o órgão saudável

Especialista listou três alimentos e seus benefícios para manter a saúde do coração em dia e evitar problemas graves e até mesmo a morte por doenças cardiovasculares

Alimentação no cuidado com o coração – Pexels/Puwadon Sang-ngern

No dia 29 de setembro se comemora o Dia do Coração, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), mais de 380 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil por doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca, hipertensão, infarto agudo do miocárdio e fibrilação atrial. Muitas dessas causadas por maus-hábitos alimentares ou sedentarismo, além de estresse, sobrecarga ou problemas genéticos.

Publicidade

O funcionamento do organismo, bem como a mitigação de doenças cardiovasculares, estão diretamente ligados aos cuidados com o órgão. Seu bom desempenho também tem relação direta com dois fatores fundamentais: alimentação saudável e atividade física.

Para a nutricionista e educadora física Dani Borges, os cuidados com o coração devem ser diários e por toda a vida, incluindo crianças e pessoas idosas na busca pela saúde do órgão.

+++ Dia do Coração: reduzir 250 calorias diárias pode melhorar funcionamento do órgão

+++ Prato colorido sim! Veja os benefícios de 5 tons de alimentos

Publicidade

“A saúde do coração está muito ligada ao nosso cotidiano, ao que comemos e como nos comportamos. Alimentos industrializados, ricos em aditivos químicos, sódio e açúcar, assim como tabagismo e álcool, são vilões do coração e reduzem em muito a qualidade de vida das pessoas, afirma. “É fundamental adotar uma alimentação saudável, com baixa ingestão de gorduras ruins, que podem causar hipertensão e obesidade ainda na infância, e manter esse hábito até a velhice, para evitar problemas de insuficiência cardíaca, infarto, entre outros”, pontua.

A especialista listou três alimentos fáceis de consumir e extremamente benéficos ao coração. São eles:

Azeite extra-virgem – Duas colheres de sopa diariamente, na salada ou outro alimento (sempre azeite cru, como tempero, nunca para fritura) ajuda a controlar os níveis de colesterol total e a aumentar o colesterol HDL (conhecido como colesterol bom). 

Publicidade

Castanhas – Consumir uma porção de castanhas por dia pode controlar os níveis de triglicerídeos no sangue. O alimento também é rico em magnésio, fósforo, selênio, cálcio e vitaminas B e E, que são combatentes dos radicais livres.

Vinho ou suco de uva integral – Bebidas ricas em oxidante que previne a formação de coágulos que podem causar arteriosclerose e trombose. Vale ressaltar que o vinho é uma bebida alcoólica, e seu consumo não deve passar de 300 ml por dia.


Sobre Dani Borges

Publicidade

Dani Borges é uma atleta Fitness WBFF PRO, nutricionista, modelo, health coach e educadora física. Sua paixão pelo fitness surgiu na adolescência após ter tido um quadro de obesidade que a motivou a buscar uma mudança radical de hábitos.