Publicidade
Bebida é mais eficaz como ação preventiva – Freepik/freepik

Muito se fala sobre o efeito do chamado chá de quebra-pedra como uma bebida que elimina cálculos nos rins – aliás, o seu nome vem justamente dessa ideia. Mas, a verdade é que a infusão serve mais como prevenção do que como um tratamento, o que nos diz que ele não “quebra” a pedra em si.

Publicidade

Ele previne então os cálculos de oxalato de cálcio. Se for qualquer outro tipo de substância que está causando cálculo, ele acaba não surtindo efeito”, alerta o médico Dr. Lucas Fustinoni em vídeo sobre o chá no seu canal do Youtube. Conhecida cientificamente como Phyllanthus niruri, muitos estudos são feitos para verificar se há realmente alguma ligação com problemas nos rins.

+++ Corpo e mente: conheça as propriedades e os benefícios do chá de hibisco 

+++ Muito além dos chás! Conheça 4 ervas e especiarias benéficas para usar na pele

Como funciona?

Publicidade

Segundo vídeo do Dr. Lucas Fustinoni, “na verdade ele converte então o ácido oxalato monohidratado no dihidratado, que é mais solúvel e não tem tanta capacidade de se conectar formando os cálculos”. O médico ainda lembra que esse é só um dos tipos de cálculo renal. 

Quando deve ser ingerido? 

Não é de hoje que a população sofre com as pedras nos rins. Há relatos de que os povos do Egito Antigo já eram afetados pela condição há mais ou menos 7 mil anos atrás. Com cerca de 10% dos brasileiros com cálculo renal, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), é importante que o consumo do chá seja orientado por um médico, por mais que seja uma bebida natural. 

Publicidade

Confira o vídeo abaixo do Dr. Lucas Fustinoni:

Publicidade