saude   / Coronavírus

Devo fazer teste de anticorpos depois de me vacinar contra a covid-19?

Saiba qual é a recomendação após realizar a imunização do novo coronavírus

Viva Saúde Publicado terça 4 maio, 2021

Saiba qual é a recomendação após realizar a imunização do novo coronavírus
Saiba se você precisará fazer o teste de anticorpos depois que se vacinar - Getty Images

A vacinação da covid-19 está acontecendo em grande parte do mundo e a tendência é que o número de contaminações caia quando tivermos uma boa quantidade de pessoas vacinadas.

Embora grande parte das pessoas em todo o mundo acredite na eficácia dos imunizantes, a rapidez no qual as vacinas foram desenvolvidas gerou desconfiança em relação a sua capacidade de imunização e algumas pessoas recorreram a testes sorológicos para verificar se realmente ficaram imunizados da Sars-Cov-2 depois de receberem a vacina. 

+ VEJA TAMBÉM: É ampliado intervalo entre doses da Coronavac por escassez do imunizante no Rio

Estas pessoas recorrem aos testes de anticorpos na expectativa de saber se o corpo produziu resposta imune contra a covid-19, no entanto, os testes de anticorpos não necessariamente comprovam se o indivíduo está impedido de pegar a covid-19 mesmo após ser vacinado porque estes testes não foram produzidos para este fim. 

Em entrevista ao UOL, a doutora em microbiologia Natália Pasternak, explicou que os testes de farmácia além de terem baixa qualidade, detectam uma proteína diferente da utilizada nas vacinas e por isso não podem ser alternativas para saber se o indivíduo está imune depois de receber a vacina. Em alguns casos, eles mostram resultados não esperados e o indivíduo se sente enganado com a eficácia da vacina. 

Portanto, a resposta dos especialistas para a pergunta do título é NÃO. Não há necessidade de recorrer a testes sorológicos para verificar se você está imunizado depois de receber a vacina da covid-19 porque estes testes não detectam os anticorpos produzidos a partir da vacinação. 

Último acesso: 16 May 2021 - 20:39:21 (2254).