bem-estar   / Saúde mental

Ainda conseguimos ser positivos na pandemia? Psicóloga dá dicas valiosas; confira

A psicologa Alessandra Augusto foi a responsável por conversar com a Bons Fluidos sobre o assunto; a profissional pontuou como manter a saúde mental em dia

Maria Fernanda Favoretto Publicado terça 4 maio, 2021

A psicologa Alessandra Augusto foi a responsável por conversar com a Bons Fluidos sobre o assunto; a profissional pontuou como manter a saúde mental em dia
Ainda conseguimos ser positivos na pandemia? Psicóloga dá dicas valiosas; confira - Freepik / wayhomestudio

Com tantas notícias ruins relacionadas à pandemia da Covid-19, principalmente no Brasil, é praticamente uma missão impossível manter a positividade e o bom humor no dia a dia.

A psicologa Alessandra Augusto, também terapeuta cognitiva comportamental e neuropsicopedagoga, conversou com a Bons Fluidos e mostrou que existem, sim, maneiras de exercitar o bem-estar e deixar as energias positividas fluirem, mesmo após um ano convivendo com o vírus. Para isso, a profissional listou seis passos básicos. Confira quais são.

1º Passo - Desintoxicação da internet e da informação

Algumas atitudes que podemos ter para conseguir perceber que existem pontos positivos mesmo em meio a situações que nos levam a pensar de forma negativa, há de se fazer necessário. Como? Eu peço sempre para ampliar essa percepção, expandir os horizontes. Quando eu afunilo muito o meu olhar, eu acabo percebendo somente aquilo que me salta aos olhos.

No momento, o que está nos saltando os olhos são mortes, adoecimentos, doenças, perdas, ou seja, eu estou sendo levado a pensar de forma negativa. Eu percebo o negativo, eu penso negativo, eu tenho sentimentos e emoções negativas. Como reverter isso? Eu vou me alimentar, sim, de coisas positivas. Eu vou evitar estar me alimentando diariamente de notícias negativas. Nós chamamos isso de uma desintoxicação da internet e da informação. Eu vou me informar daquilo que me cabe. Eu vou contribuir de outra forma: me cuidando, voltando a atenção para mim e para o meu núcleo familiar (lembrando que a socialização através de aglomerações não é cabível).

Gostaria de conferir os outros cinco passos? CLIQUE AQUI e leia a matéria completa no site da revista Bons Fluidos, parceira da Viva Saúde.

Último acesso: 16 May 2021 - 22:21:14 (2255).