Você sabia que o novo coronavírus, o Sars-Cov-2, pode continuar sendo contagioso mesmo depois dos sintomas terem sumido?
Mas por quanto tempo? E no caso de pessoas que nunca chegaram a ter sintomas ou nas quais os sintomas foram tão leves que passaram despercebidos?
Desde que o Sars-Cov-2 foi detectado na China em dezembro passado, várias equipes científicas têm investigado o período de incubação do novo coronavírus — ou seja, quanto tempo o vírus fica no corpo.
Um desses estudos, conduzido por pesquisadores da universidade Johns Hopkins, nos Estados unidos, e publicado no jornal científico Annals of Internal Medicine em maio, estimou que o período médio de incubação para o novo coronavírus é de 5,1 dias.
Mas esse é o período médio — pode ser maior ou menor, dependendo do organismo da pessoa. A maioria (97,5%) dos infectados que desenvolvem sintomas o fazem antes de chegar aos 11,5 dias, desde o momento em que uma pessoa foi exposta ao vírus.
+++ VEJA TAMBÉM: Coronavírus X Salão de beleza: é seguro frequentar?
+++ VEJA TAMBÉM: Covid-19: vacina da Pfizer tem 90% de eficácia, afirma laboratório
CAPACIDADE DE INFECTAR
Assim, a capacidade de infectar outras pessoas, de transmitir esse vírus a outras pessoas, dura de sete a dez dias mais a partir do aparecimento dos sintomas.
E, quando os sintomas já passaram ou desaparecem, a possibilidade de infectar outras pessoas também diminui. Além disso, os testes de PCR usados para detectar o vírus podem continuar a dar positivo por vários dias ou semanas após a infecção pelo vírus. Ou seja, o vírus pode continuar no sistema da pessoa.
De fato, a sensibilidade dos testes diagnósticos é um problema conhecido desde que começaram a ser aplicados e é um exemplo de como as pesquisas sobre Covid-19 ainda estão em fase inicial.
Mas, a conclusão que se tem agora é que a contagiosidade do coronavírus é basicamente de sete a dez dias, um ou dois dias antes do início dos sintomas e enquanto os sintomas ocorrem.
PESSOAS ASSINTOMÁTICAS
pessoas sem sintomas e com covid carregam uma alta quantidade de vírus no corpo — a mesma quantidade de vírus que pacientes com sintomas. E ambos permanecem com essa carga viral pelo mesmo tempo.
Por isso, os especialistas ressaltam a importância do uso de máscaras e da observação do distanciamento social. Essas duas medidas podem ajudar a reduzir o risco de que uma pessoa com covid-19 e sem sintomas infecte outras pessoas.