Publicidade

Desafio do Roacutan: Dermatologista Rafael Soares alerta para riscos à saúde da nova febre do TikTok

Com milhões de visualizações, o desafio envolve fazer uso do medicamento para afinar o nariz; Especialista garante que procedimento é falso e ainda pode trazer consequências ao paciente

Desafio com Roacutan pode gerar problemas à saúde – Freepik/freepik

Uma fake news envolvendo o uso indiscriminado de medicação para o tratamento de acnes tem preocupado especialistas em saúde. Na plataforma TikTok, uma das maiores do mundo, as hashtags #roacutancheck e #roacutanchallenge têm virado febre entre jovens e adolescentes e já atingiu a marca superior a 17 milhões de visualizações. 

Publicidade

O desafio começou quando um dos usuários da rede, após fazer o uso do Roacutan (da farmacêutica Suíça Roche) para tratar a pele, disse ter notado um “afinamento” do nariz. A satisfação com o resultado fez com que a publicação ganhasse destaque e, consequentemente, mais interessados em fazer o “procedimento”.

Para o médico dermatologista Rafael Soares, além de não ser eficaz para afinar o nariz, o uso do Roacutan sem indicação médica pode trazer graves problemas à saúde.

“O Roacutan é muito eficaz para quem sofre de inflamação grave de acnes na pele. Por outro lado, seu uso exige acompanhamento médico, já que entre os efeitos adversos estão sobrecarga no fígado, alteração nos níveis de colesterol, triglicerídeos e glicose, ressecamento da pele e lábios, e, nas mulheres, caso haja uma gestação durante o tratamento, provoca malformação do feto”, alerta.

+++ Acne na vida adulta: por que acontece e como tratar esse problema?

Publicidade

+++ Skincare em apuros: dermatologista dá dicas de como evitar a acne cosmética​

Com relação ao que circula na rede social, o médico garante: Roacutan não afina o nariz. “O que pode ter acontecido é uma redução da glândula sebácea, que é muito presente na região nasal, e quando há a inflamação da acne ela incha. Com o uso do medicamento a inflamação cessa e o nariz volta ao tamanho natural do paciente. Ou seja, não há afinamento, e sim um desinchaço da região”, pontua.


Sobre o especialista

Publicidade

Doutor Rafael Soares é médico pela Universidade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, com título de especialista em dermatologia pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), assim como pós-graduação em nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Seu número de registro no CRM é 128012-SP.

Além da atuação na dermatologia clínica e estética e na nutrologia, Dr. Rafael Soares iniciou a docência em 2009, na mesma instituição onde se formou. Atualmente, voltado a ministrar cursos específicos de especialização e é referência no tratamento de doenças de pele e de técnicas exclusivas em estética.

Publicidade