Publicidade

Skincare em apuros: dermatologista dá dicas de como evitar a acne cosmética

A dermatologista Fernanda Porphirio listou as principais dicas para evitar a acne provocada por cosméticos

Profissional listou as principais dicas para evitar a acne causada por cosméticos – Freepik

Você já teve algum tipo de irritação ou espinhas após lançar mão de um produto? Se a resposta foi sim, saiba que você não está sozinha. Isso porque a acne é uma doença inflamatória multifatorial que pode, inclusive, surgir a partir do uso de algum cosmético.

Publicidade

Para a dermatologista Fernanda Porphirio, da Clínica Vanité, em São Paulo, o quadro tem origem irritativa pelo uso de ativos, como cremes e maquiagens não adequados para o seu tipo de pele. O resultado é a obstrução dos poros.

Engana-se quem pensa em escapar do diagnóstico: a acne cosmética pode aparecer em todos os tipos de pele. No entanto, algumas têm maior propensão à essa reação.

“Pessoas com predisposição à acne, como as que têm cútis oleosa, histórico pessoal ou antecedentes que tiveram casos podem ser mais acometidas do que aquelas com pele seca”, explica Fernanda, especialista em Dermatologia e Estética pelo New York Cosmetic, Skin & Laser Surgery Center, e pelo Hospital Mount Sinai New York.

+ VEJA TAMBÉM: Onde estão os 4 principais erros da nossa rotina diária que levam ao envelhecimento precoce

Publicidade

A seguir, a dermatologista esclarece as principais dúvidas sobre o diagnóstico. Confira:

Acne da vida adulta

“O problema pode aparecer em qualquer fase da vida, mas geralmente ocorre em pessoas do sexo feminino que fazem uso de cosméticos”, pontua a dermatologista.

Publicidade

Antiaging, hidratantes, filtros solares e maquiagens são as influências mais comuns para o surgimento que, geralmente, é ocasionado pela obstrução mecânica dos poros, seja por um produto não adequado para a sua cútis ou pela oleosidade do mesmo.

Acne cosmética x alergia

A acne cosmética pode ter um padrão irritativo e é facilmente confundida com dermatites. No entanto, você deve se atentar que elas, geralmente, são restritas às áreas de aplicação das substâncias causadoras.

Publicidade

“No caso de alergias, pode haver vermelhidão, prurido e descamação associados ao quadro”, cita a especialista.

Para o diagnóstico correto e preciso é essencial consultar um especialista para avaliar o caso pessoalmente.

+ VEJA TAMBÉM: Cresce a procura por procedimentos estéticos durante a pandemia, afirmam especialistas

Publicidade

Cuidados diários

É importante lavar bem o rosto com um sabonete específico para retirar os resíduos externos da pele e obter uma higienização adequada. Faça uso de produtos comedogênicos que não provocam cravos e têm menos chance de causar obstrução dos poros, sendo melhor tolerados por diferentes tipos de derme.

Vale ressaltar que os pincéis de maquiagens podem acumular resíduos e bactérias, podendo desencadear quadros semelhantes aos de infecções e inflamações na pele, por isso a importância de mantê-los limpos e higienizados.

“Utilize uma solução específica para a limpeza dos mesmos ou sabão neutro. Feita a higienização, devemos enxaguar as cerdas em abundância com água morna, retirar a umidade com o auxilio de uma toalha limpa e deixá-los secar ao ar livre”, sugere Porphirio.

+ VEJA TAMBÉM: Bichectomia com segurança: quais os cuidados necessários para esse tipo de cirurgia? Especialista responde

A solução

A suspensão dos agentes causadores é fundamental para a regressão do quadro. Podemos lançar mão de produtos que diminuem a inflamação, além de rever o tipo de cosmético que está provocando a acne.

“Evite cremes, pomadas e óleos e dê preferência aos séruns e loções”, indica Dra Fernanda.

Lasers Nd Yag têm ação na inflamação e ajudam a controlar a acne mais rápido. Os LEDs têm propriedades anti-inflamatórias e antibactericida para recuperar a pele e restaurar a sua integridade.

“As tecnologias terão um papel adjuvante já que o tratamento se inicia com a suspensão dos agentes causadores que estão sendo utilizados”, finaliza a médica.