saude   / Pele linda e saudável

Dermatologista explica benefícios do colágeno oral para a saúde da pele

De acordo com a Dra. Natacha de Carvalho Mello Haddad, alguns sinais da diminuição de colágeno são: diminuição do tônus muscular e perda de elasticidade na pele

VIVA SAÚDE Publicado terça 16 fevereiro, 2021

De acordo com a Dra. Natacha de Carvalho Mello Haddad, alguns sinais da diminuição de colágeno são: diminuição do tônus muscular e perda de elasticidade na pele
Colágeno oral e seus benefícios - Freepik

O colágeno é uma proteína muito importante para a pele pois é responsável pela estrutura, firmeza e elasticidade. Porém, infelizmente, a partir dos 25 anos, nosso corpo já começa a reduzir a produção dessa rica proteína, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia -- processo que pode ser agilizado pelo sol, tabagismo, dietas restritivas de proteínas, consumo excessivo de açúcar, entre outros.

E nesse caso, como podemos identificar essa perda?

De acordo com a dermatologista Dra. Natacha de Carvalho Mello Haddad (CRM 881350), os principais sinais que observamos com essa perda são: flacidez - que é a perda de elasticidade, aparecimento de rugas, diminuição de tônus muscular, além da fraqueza das unhas, cabelo e articulações.

O que podemos fazer para ajudar nosso organismo?

Uma dica é a ingestão do colágeno na nossa alimentação, podendo ser ele de origem suína ou bovina. Quando esse colágeno passa por um processo de industrialização, fica conhecido como colágeno hidrolisado, e é fácil de ser comprado em lojas de suplementos e farmácias.

É importante saber que quando ingerido com a intenção de melhorar a pele, ele precisa ser quebrado em partículas menores, e essas partículas são conhecidas pelo nome de peptídeos de colágeno.

Além da ingestão oral, temos alguns procedimentos que estimulam a produção de colágeno que são os bioestimuladores de colágeno -- eles, por sua vez, não são nada mais do que ativos que estimulam a produção do colágeno e promovem um efeito rejuvenescedor na pele também.

Como suplementar?

A especialista explicou que é preciso tomar o colágeno todos os dias após às 17h. Ela também disse que não há contraindicações, mas o ideal é sempre consultar um médico para orientar quantidade e frequência certa para cada pessoa, individualmente.

Último acesso: 16 May 2021 - 21:08:16 (1589).