Verão é sinônimo de curtição. Férias, praias, viagens… Para muitos, é a melhor estação do ano.
E assim, todas as pessoas, até aquelas que torcem um pouco o nariz, tentam aproveitar da melhor forma, e isso abrange também a 3ª idade!
+++LEIA MAIS: Três problemas na coluna que comprimem o nervo
Foi-se o tempo em que os idosos eram aquelas pessoas de bengala e dentadura… Hoje, eles vivem tão bem quanto muitos jovens por aí, obviamente com os devidos cuidados e no verão não é diferente.
Assim, alguns cuidados são essenciais para os mais experientes possam curtir o verão da melhor forma!
4 CUIDADOS PARA OS IDOSOS TEREM NO VERÃO
– HIDRATAÇÃO
A hidratação é importante para qualquer idade, mas conforme o tempo passa, mais importante fica essa questão. Por natureza, os idosos tem menos índices de água no corpo e no verão, com uma perda de líquido maior, por conta do suor, as garrafinhas d’água têm que estar sempre do lado!
– EVITAR EXPOSIÇÃO EXCESSIVA AO SOL
O Sol, também em qualquer idade, pode ser perigoso, com queimaduras até com problemas mais graves, como um câncer de pele, por exemplo. Nos idosos, a proteção natural é menor, ou seja, são mais expostos a problemas de pele.
Assim sendo, as pessoas da 3ª idade deve evitar o horário de pico do Sol (10h da manhã até às 16h), usar chapéus e óculos de Sol, além de abusar do protetor solar!
– USO DE HIDRATANTES
Como um fator complementar aos dois acima, a pele do idoso é mais seca e mais suscetível à desidratações. Com isso, o uso de hidratantes, de preferências aqueles com proteção UV, podem ajudar a pessoa a não ter problemas com a pele no verão
– CONTROLES DOS BANHOS
Vários estudos mostram como os banhos quentes prejudicam, à médio a longo prazo, a nossa pele, que fica mais exposta a irritações e a problemas… Na 3ª idade, essa questão fica exponenciada.
Portanto, no verão, quando já se tem um Sol mais forte, é importante que os banhos sejam mornos ou frios, para não agravar uma situação mais delicada para os idosos.