Publicidade

Cuidado! Pedra nos rins e infecção urinária podem ser algumas das consequências de segurar o xixi por muito tempo

Por causa da correria do dia a dia, principalmente no local do trabalho, muitas pessoas acabam tornando hábito o ato de demorar para urinar

Cuidado! Pedra nos rins e infecção urinária são algumas das consequências de segurar o xixi por muito tempo – Freepik

Você vai ao banheiro toda vez que sente vontade? Ou sempre deixa para a hora em que não dá mais para segurar?

Publicidade

Por causa da correria do dia a dia, principalmente no local do trabalho, muitas pessoas acabam tornando hábito o ato de segurar o xixi, sem ter conhecimento dos problemas de saúde que isso pode acarretar!

A urina é produzida com o objetivo de purificar o organismo, pois elimina não só substâncias que estão em excesso no corpo, mas também microrganismos que possam ter sido acumulados, evitando, portanto, infecções urinárias. Ou seja, o fato de segurar o xixi por muito tempo pode favorecer a ocorrência de algumas doenças, como por exemplo:

Formação de pedra nos rins
Pode acontecer não só ao fato de não beber água, mas também ao fato da urina ser acumulada, o que pode fazer com que os elementos que seriam eliminados no xixi sedimentem e permaneçam no sistema urinário, causando dores bastante incômodas e que, em alguns casos, pode ser necessária a remoção cirúrgica das pedras.

 

Publicidade

+++ VEJA TAMBÉM: Mitos e verdades sobre pedras nos rins; Veja os principais sintomas

+++ VEJA TAMBÉM: Outubro Rosa: comer frutas pode prevenir o câncer de mama, diz estudo

 

Publicidade

Infecções urinárias

As bactérias e fungos que estão em excesso permanecem no sistema urinário, podendo proliferar e resultar em infecção. Além disso, quando a urina é acumulada por muito tempo, a bexiga não consegue relaxar completamente durante a micção, podendo ficar ainda um pouco de xixi dentro dela, o que também favorece infeções. 

As mulheres normalmente possuem esse problema mais facilmente que os homens devido ao tamanho da uretra, que é mais curta, facilitando a proliferação de microrganismos.

Publicidade

 

Incontinência urinária

Na medida que a urina é acumulada ao longo do tempo, a bexiga pode perder sua capacidade elástica, o que pode favorecer a incontinência urinária, por exemplo.

Publicidade

 

QUANDO URINAR

Quando vem a vontade de urinar, existe todo um comando do sistema nervoso que informa as pessoas se a bexiga está pouco ou muito cheia. Quando finalmente alguém fica muito apertado, isso significa que a bexiga está cheia demais, ou seja, essa pessoa já deveria ter urinado.

 

SISTEMA URINÁRIO SAUDÁVEL 

O sistema urinário engloba bexiga, rins, ureter (canal que leva a urina dos rins até à bexiga) e uretra (canal que conduz o xixi para fora do corpo). O consumo adequado de líquidos é importante para se manter hidratado, produzir urina e ajudar os rins na limpeza do sangue. Portanto, não se esqueça de beber água, no mínimo dois litros por dia. Lembre-se também que o ideal é ir ao banheiro de cinco a seis vezes por dia.