Existe sim a teoria de que a covid-19 poderia ser o resultado de experimentos científicos em Wuhan, na China. Embora as evidências que vinculam o SARS-CoV-2 ao Instituto de Virologia da cidade chinesa, sejam estritamente circunstanciais, vários especialistas querem controles mais rígidos sobre estas instalações por medo de que vazamentos acidentais possam desencadear a próxima pandemia.
De fato, não há nenhuma evidência científica sólida a favor da origem natural ou da hipótese de um acidente de laboratório, mas existem certas linhas de evidência circunstancial a favor de um incidente.
Por exemplo, Wuhan fica a mil quilômetros ao norte das cavernas de morcegos que abrigam o vírus ancestral, muito longe da zona de voo dos animais mas, os cientistas da cidade, no entanto, viajavam de maneira rotineira a estas cavernas para retirar mostras.
+++ VEJA TAMBÉM: ‘Skincare natural’: Abóbora, batata doce e frutas cítricas são capazes de melhorar a saúde e a beleza da pele
+++ VEJA TAMBÉM: Máscara de carvão ativado limpa profundamente a pele e controla a oleosidade; saiba como fazer
E, por mais que o laboratório de Wuhan pertença à categoria mais segura, denominada de nível de biossegurança 4, ou BSL4 e, estes laboratórios são construídos para trabalhar de forma segura com as bactérias e os vírus mais perigosos que podem provocar doenças grave para as quais não há tratamento ou vacinas conhecidas, são necessários mais estudos para entender se o vírus pode ter escapado desse local.