Publicidade

COVID-19 afeta células cerebrais! Check-up do cérebro é importante após infecção

O neurocirurgião e neurocientista Dr. Fernando Gomes do Hospital das Clínicas de SP, confirmou os sintomas com os quais devemos ter atenção

Check-up do cérebro é importante após infecção por COVID-19 – FREEPIK

Estudos científicos já evidenciam a presença de alterações neurológicas e cognitivas após a infecção pela COVID-19. Isso pode ocorrer porque os problemas respiratórios e a presença de coágulos em pequenos vasos, levam à diminuição da oxigenação do cérebro e alterações do fluxo normal do sangue que é direcionado ao cérebro.

Publicidade

“Qualquer uma dessas situações independem da gravidade dos sintomas que possam ter sido apresentados durante a infecção pela COVID-19, mesmo em pessoas que não apresentaram problemas respiratórios ou circulatórios, o vírus pode ter deixado marcas no cérebro que precisam ser tratadas”, alerta o neurocirurgião Dr. Fernando Gomes.  

O especialista ressalta que além dos aspectos neurológicos, a presença sintomas afetivo-emocionais, como ansiedade e depressão, muito comuns em pessoas que passaram pela COVID-19, também podem impactar no funcionamento cognitivo. “Por isso é essencial investigar através de um Check-up do Cérebro Pós COVID-19, no qual é feito um mapeamento personalizado, com exames específicos e uma análise interdisciplinar, que vai identificar a presença de alterações neurológicas e/ou cognitivas e/ou emocionais, para direcionar o tratamento individual necessário para devolver as capacidades e habilidades que cada paciente tinha antes da doença”, afirma. 

A identificação precoce de déficits cognitivos é essencial para o processo de reabilitação, só assim é possível aumentar as chances de melhora das funções que se tornaram deficitárias pós a infecção. “Tudo isso é possível em função da neuroplasticidade, com uma estimulação personalizada os neurônios poderão ser recrutados a formar novas conexões para corresponder a demanda de cada um”, finaliza o médico.  

 

Publicidade

Publicidade