Publicidade

Coração x Poluição sonora: Sons do trânsito, dos aviões e até de telefones tocando estão ligados a efeitos negativos para a saúde

Estimativas sugerem que cerca de um terço das pessoas na Europa e nos Estados Unidos estão regularmente expostas a níveis de ruído prejudiciais à saúde

Coração x Poluição sonora: Sons do trânsito, dos aviões e até de telefones tocando estão ligados a efeitos negativos para a saúde – Freepik

A exposição a ruídos altos é há muito tempo associada à perda de audição, certo?

Publicidade

Mas o barulho de aviões e carros cobra um preço que vai além dos ouvidos! 

O barulho do trânsito foi indicado como um grande fator de estresse fisiológico, ficando depois da poluição do ar, e em pé de igualdade com a exposição ao fumo passivo.

E, na última década, um número cada vez maior de pesquisas vinculou o barulho de aeronaves e do trânsito nas rodovias a um risco elevado de doenças cardiovasculares, assim, cientistas começaram a identificar os mecanismos que estão em jogo.

+++ Doença do Silicone: sociedades médicas esclarecem os mitos sobre a síndrome ASIA e sua relação com o explante2

Publicidade

Europa e EUA

Estimativas sugerem que cerca de um terço das pessoas na Europa e nos Estados Unidos estão regularmente expostas a níveis de ruído prejudiciais à saúde, geralmente definidos como aqueles a partir de cerca de 70 a 80 decibéis.

Para efeito de comparação, uma conversa normal alcança normalmente cerca de 60 dB, carros e caminhões em torno de 70 a 90 dB, enquanto sirenes e aviões podem atingir 120 dB ou mais.

Publicidade

Vários estudos associam a exposição crônica a esse tipo de ruído a um risco maior de problemas de saúde.

Aeroportos

Pessoas que moram perto do aeroporto de Frankfurt, por exemplo, apresentam risco 7% maior de derrame do que aquelas que moram em bairros semelhantes, mas mais silenciosos, de acordo com um estudo de 2018 que analisou dados de saúde de mais de um milhão de pessoas.

Publicidade

E, uma análise de quase vinte e cinco mil mortes por doenças cardiovasculares de 2000 a 2015 entre pessoas que moram perto do Aeroporto de Zurique, na Suíça, mostrou aumentos significativos da mortalidade no período noturno após sobrevoos de aviões, sobretudo entre mulheres, conforme uma equipe de pesquisadores registrou recentemente no European Heart Journal.

Endotélio

À medida que os cientistas investigam a fisiologia por trás das consequências cardiovasculares da poluição sonora, eles chegam mais perto de um culpado: mudanças dramáticas no endotélio, o revestimento interno das artérias e vasos sanguíneos. Esse revestimento pode ir de um estado saudável para “ativado” e inflamado, o que pode ter desdobramentos potencialmente sérios.

Publicidade

Estudos realizados em pessoas e cobaias animais mostram que o endotélio já não funciona tão bem depois de apenas alguns dias de exposição noturna ao barulho de aviões. Isso sugere que o ruído alto não é uma preocupação apenas para pessoas que já apresentam risco de problemas cardíacos e metabólicos.

Adultos saudáveis ​​submetidos a gravações de trem enquanto dormiam tiveram a função dos vasos sanguíneos comprometida quase que imediatamente.

Enquanto novos dados continuam a surgir, desvendar sua causa e efeito ainda parece complicado, mas apesar das questões em aberto, há um reconhecimento cada vez maior das conexões entre poluição sonora e redução da saúde física.