saude   / Vida e comportamento

Consciência ambiental e de saúde: 5 formas de ensinar seus filhos a cuidar do mundo e de seus corpos

A criança observa muito o que os pais ou cuidadores praticam, por isso o exemplo, muitas vezes, vale mais do que as palavras

VIVA SAÚDE Publicado terça 1 dezembro, 2020

A criança observa muito o que os pais ou cuidadores praticam, por isso o exemplo, muitas vezes, vale mais do que as palavras
Consciência ambiental e de saúde: 5 formas de ensinar seus filhos a cuidar do mundo e de seus corpos - Freepik

A criança é semelhante a uma esponja, que absorve o que está acontecendo à sua volta e, principalmente, aprende pelo exemplo, sabia?

Assim, demonstrar consciência ambiental dentro de casa, bem como um cuidado com a saúde, é importante para que a criança cresça tendo amor pela natureza, sabendo respeitar o meio ambiente e se empenhando para melhorá-lo, bem como sabendo fazer boas escolhas para sua saúde!

Por isso, veja algumas dicas para aplicar no dia a dia como exemplo para suas crianças: 

+++ VEJA TAMBÉM: Uso de celular na gravidez pode ser prejudicial ao bebe e à gestante? Saiba mais

+++ VEJA TAMBÉM: Estudo revela que ser mãe depois dos 33 aumenta as chances da mulher viver até os 95 anos

RECICLE

Um grande impacto no meio ambiente pode ser evitado por meio da reciclagem. Por isso, separe recipientes para separar o lixo dentro de casa, e peça a ajuda da criança para escolher em qual lugar colocar cada item: plásticos, vidros, papéis, lixo orgânico, entre outros.

Além disso, conte - em forma de uma história - como cada item terá o seu destino e se transformará novamente em uma embalagem possível de ser utilizada.

INCENTIVE A ATIVIDADE FÍSICA

Jamais censure seu filho se ele está correndo, pulando ou brincando de forma ativa, exceto se a atividade em questão representar risco à saúde dele ou comprometer a de outros. Movimentar-se é importante para a saúde e a criança pegará gosto ainda na infância caso seja incentivada da maneira correta.

Aproveite, também, para praticar algum exercício físico com a criança no seu tempo livre, como jogar bola, pular corda, correr pequenas distâncias como em brincadeiras como pega-pega, por exemplo.

PASSEIOS NA NATUREZA

Nada melhor do que explicar, na prática, a importância de um meio ambiente saudável. E, essa associação pode ser feita com passeios ao ar livre, em meio à natureza. Além disso, procure levar as crianças em exposições ou museus que falem sobre o meio ambiente.

SE ALIMENTE DE FORMA SAUDÁVEL 

É importante que a criança tenha acesso a uma alimentação natural e de verdade, com frutas, legumes, verduras e outros vegetais, pois assim conseguirá entender que essa é a base da saúde. 

Além disso, é importante explicar, desde pequeno, que é ali que se concentram os nutrientes que ajudam o nosso corpo funcionar corretamente, e consumir alimentos saudáveis na presença da criança. Da mesma forma, evite comer alimentos ultraprocessados e ricos em açúcar quando a criança estiver por perto. Ela não sentirá falta deles caso não seja apresentada a eles precocemente.

EXEMPLO 
A criança observa muito o que os pais ou cuidadores praticam, por isso o exemplo, muitas vezes, vale mais do que as palavras. Para que a criança cresça tendo mais consciência ambiental e de saúde, o ideal é que os pais se aprofundem mais no tema, para poder praticar boas atitudes já dentro de casa e, por sua vez, a criança observar e repetir o bom comportamento.
 

Último acesso: 25 Jan 2021 - 19:06:23 (958).