Conhece a Dieta Japonesa? O que você pode aprender com a alimentação dos amigos nipônicos para viver mais

O país do Sol Nascente consegue impressionar o mundo com a longevidade da sua população e uma das respostas podem estar na alimentação

VIVA SAÚDE Publicado segunda 31 agosto, 2020

O país do Sol Nascente consegue impressionar o mundo com a longevidade da sua população e uma das respostas podem estar na alimentação
Dieta japonesa - Pixabay

Qual é a primeira coisa que vem na sua mente quando se fala em "culinária japonesa"?

Provavelmente veio aqueles niguiris, suhis, sashimis, temakis, tudo muito bem recheado com os peixes crus, kani e algas. Mas sabia que a culinária do país oriental pode ser um dos segredos para a longevidade?

Isso porque o Japão ostenta números sobre a longevidade de sua população. 48 em cada 100 mil pessoas lá ultrapassam a barreira dos 100 anos, um número muito bom e que é, de longe, o melhor de todo o mundo.

Cientistas estudam e tentam procurar a razão da longevidade do povo japonês e uma das possíveis resposta, alinhado com outros fatores, está na comida (SPOILER: Não é só sushi).

+++VEJA MAIS: Hipertrofia para veganos: é possível ganhar massa sem consumir proteína animal?

O pesquisador de epidemiologia Shu Zhang, do Centro Nacional de Geriatria e Gerontologia do Japão, lembrou, em entrevista para a BBC, que a culinária do país se remonta a vários elementos, e não apenas um prato, como o sushis, temakis, sashimis, etc.

Um resumo de quase 40 estudos diferentes mostram que a alimentação do povo nipônico é rica em frutos do mar (proteína e fontes de ômega 3 e 6), vegetais, soja e produtos relacionados, como molho de soja, arroz e sopa de missô.

Esses alimentos, como não são ultra processados ou ricos em gorduras e carboidratos, fazem com que as mortes por doenças cardíacas sejam baixíssimas.

Mas vela lembrar que, com a globalização e a entrada da cozinha oriental por lá, os hábitos alimentares acabaram se perdendo, mas mesmo assim, a qualidade de vida continua sendo uma das melhores do mundo.

 

Último acesso: 29 Jan 2022 - 10:47:31 (232).