O aquecimento de alguns tipos de gordura gera produtos tóxicos durante o processo de cocção, por isso a escolha exige atenção
Quais são os tipos de gordura? Qual faz bem e qual faz mal? Para ajudar a responder essas questões a nutricionista Paula Castilho separou algumas dicas para você levar em consideração na hora da sua escolha.
Conheça os tipos de gordura
Existem tipos de gordura boas e ruins para a saúde e precisamos saber identificar quais são elas para cuidar da nossa saúde, veja abaixo:
Gorduras insaturadas
As gorduras insaturadas são as consideradas “boas” e, existem dois tipos: poli-insaturada e monoinsaturada.
Poli-insaturada
É mais encontrada em peixes oleosos como arenque, salmão, cavala, atum e sardinhas; em óleos e cremes vegetais.
Monoinsaturada
É encontrada em azeites, nozes como castanhas do Pará, amêndoas, avelã, e abacate.
Gorduras saturadas
Esse é um tipo de gordura que deve ter moderação em seu consumo, já que, em excesso, são uma das principais causas de colesterol elevado e outros problemas de saúde. Ela é mais encontrada em origem animal, e em temperatura ambiente apresenta-se em estado sólido e pode aumentar o colesterol ruim.
Gordura trans
É um tipo de gordura formado por um processo no qual os vegetais são transformados em graxos.
Tipos de gordura nos óleos de cozinha
De acordo com a nutricionista, a gordura insaturada é mais instável do que a saturada. “Suas ligações são quebradas mais facilmente em elevadas temperaturas, o que faz com que suas propriedades sejam perdidas e que esta gordura não seja mais considerada saudável. A gordura saturada, por sua vez, tem caráter estável, ou seja, não quebra suas ligações e não perde suas propriedades tão facilmente, possuindo uma maior resistência ao aumento de temperatura“.
– Saturadas são: manteiga, banha de porco, óleo de coco, etc;
– Insaturadas são: óleo de soja, óleo de girassol, azeite, etc.
Nesse caso, a gordura saturada é o melhor tipo de gordura para refogar, grelhar e fritar alimentos, mas sempre em pequenas quantidades, somente para não grudar na panela. Com exceção do azeite, que apesar de ser insaturado, não perde suas propriedades ao ser aquecido.
Paula lembra que isso não significa que as gorduras insaturadas sejam ruins, apenas menos indicadas quando se trata da utilização em aquecimento desse óleo. Os alimentos como as castanhas, as nozes, o amendoim, o abacate e a linhaça são benéficos para a saúde e devem continuar a ser consumidos, sempre sem exageros.
*Por Isis Fonseca | Adaptação Isabelly Cristaldo.