saude   / O rei das polêmicas

Comer ovo todo dia faz mal? Entenda como se alimentar de forma saudável

Depois de anos de discussão se o ovo fazia bem ou mal, muitas pessoas adotaram o alimento quase que diariamente em seu cardápio. Mas será que é benéfico essa atitude?

VIVA SAÚDE Publicado quinta 8 outubro, 2020

Depois de anos de discussão se o ovo fazia bem ou mal, muitas pessoas adotaram o alimento quase que diariamente em seu cardápio. Mas será que é benéfico essa atitude?
Ovo - Pixabay

O ovo já esteve cercado de grandes discussões em nossa sociedade, como "Quem veio primeiro: O ovo ou a galinha?" ou, mais recentemente, de ele fazia "bem ou mal".

Brincadeiras à parte, esse alimento, tão utilizado em nossa culinária e presente em todos os lares, começou a ser peça indispensável no cardápio diário das pessoas. Mas, será que isso tá certo? Existe um limite de consumo?

+++LEIA MAIS: Pasta de amendoim previne câimbras e é perfeita para o pré-treino

Antes de responder a essas perguntas, há de salientar que o ovo é um alimento muito nutritivo, finte de proteínas, vitaminas, fazendo bem para diversos mecanismos de nosso corpo, como por exemplo o cérebro, os músculos e os olhos.

Mas, como tudo nessa vida, tem que haver uma moderação. No ovo, por exemplo, além dos nutrientes já falados, ele também tem uma quantidade significativa de calorias e de colesterol, logo, tem que haver uma dosagem.

Então, afinal, tem um número mágico de quantos ovos podemos comer em um dia? A resposta é não. Isso porque o que determina se uma quantidade X ou Y vai fazer bem ou mal é o seu organismo, então varia de pessoa para pessoa.

Porém, para você ter alguma base, existe um conscenso entre nutricionistas e médicos de que 3 a 4 ovos ao dia é uma quantidade aceitável.

 

Último acesso: 05 Dec 2020 - 04:43:05 (511).