O kiwi é uma fruta agridoce que possui grande valor nutricional, pois é rica em nutrientes como vitamina C e E e, também de magnésio e potássio, além de conter poucas calorias e aumentar a sensação de saciedade.
Com uma quantidade maior de vitamina C do que a laranja, ele ajuda na manutenção dos ossos e dos dentes porque age na fixação de cálcio. Pode ainda colaborar para baixar os níveis de triglicérides, que colocam em risco a saúde cardíaca. Apesar de ser meio aflitivo comer a casca, ela pode tranquilamente ser usada no suco.
Quando consumido regularmente, o kiwi também é capaz de regular o funcionamento do intestino e pode ser benéfico para tratamento de doenças, como a asma, já que seus compostos bioativos, como os antioxidantes, ajudam a reduzir a inflamação crônica do trato respiratório e o estresse oxidativo, origem desta doença.
E qual é a quantidade certa para o consumo?
Para obter todos os seus benefícios ou perder peso, a quantidade ‘ideal’ de consumo da fruta é de uma unidade média por dia.
Já se o desejo for que ele contribua para a diminuição da pressão arterial, serão necessários três kiwis.
Quando o assunto é asma, é recomendado consumir esta fruta ou outra fruta rica em vitamina C, de uma a duas vezes por semana.
Por: Ivonete Lucirio | Adaptação Yasmin Salem e Kelly Miyazzato