Publicidade

Cogumelos: conheça os benefícios anticâncer destes fungos com superpoderes

Na coluna desta semana, Jamar Tejada comentou os benefícios dos diferentes tipos de cogumelos e apresentou estudos científicos que associam esses fungos no tratamento contra o câncer

Cogumelos: conheça os benefícios anticâncer destes fungos com superpoderes – Pexels / @pixabay

Cogumelo não é vegetal! Cogumelo é o nome comum dado às frutificações de alguns fungos dos filos Basidiomycota e Ascomycota, pertencentes ao Reino Fungi. Eles são seres vivos que contêm uma ampla variedade de formas, cores e tamanhos. Quem nunca se fascinou por eles? Cogumelos envolvem medo, mistério, magia, loucura e até preconceito!

Publicidade

No livro de Lewis CarrolAlice no País das Maravilhas, Alice conversa com uma lagarta que está em cima de um chapéu de um cogumelo avermelhado com pequenas marcas brancas fumando um narguilé, um cogumelo do tipo Amanita muscaria. A personagem principal fala sobre sua crise de identidade relacionada as mudanças de seu tamanho. A lagarta explica a Alice que comer um dos lados do cogumelo a fará crescer e a do outro lado a fará diminuir! É claro que Alice experimenta os dois lados do cogumelo!

Amanita muscaria são cogumelos tóxicos e pequenos, entre 5 e 20 centímetros de altura, com um estipe (caule) branco e píleo (chapéu) e sua toxicidade é associada a seu potente efeito alucinógeno pelo muscimol e o ácido ibotênico nele encontrados. Essas substâncias despertam alucinações sinestésicas, mistura de sensações perceptivas e alucinações visuais como micropsia e macropsia, em que os objetos ao redor se tornam menores ou maiores. Preciso explicar o que aconteceu com Alice?

Estima-se que existam mais de 1,5 milhões de espécies de fungos no qual apenas cerca de 100 mil (7%) espécies foram descritas. Existem, no mínimo, 700 espécies de fungos comestíveis. 50 a 200, com propriedades medicinais e, 50, espécies venenosas. No Brasil, os fungos de interesse comercial são representados na maioria pelas espécies Agaricus bisporus (Champignon de Paris), Lentinus edodes (Shiitake), Pleurotus ostreatus (Cogumelo Ostra) e Agaricus sylvaticus (Cogumelo do Sol).

Na minha coluna de hoje não escreverei sobre o poder alucinógeno de alguns cogumelos que, aliás, podem ser muito benéficos! Sim! Há vários estudos dos efeitos dos cogumelos para tratamento de ansiedade e depressão, mas esse é assunto para outra pauta. Nesse texto, eu gostaria de falar sobre a ação de certos cogumelos no tratamento de câncer.

Publicidade

Cogumelos no tratamento contra câncer

Para continuar lendo, veja a MATÉRIA COMPLETA DO PORTAL BONS FLUIDOS, PARCEIRO DO VIVA SAÚDE.

Publicidade