Publicidade

Carne vermelha: saiba os prós e contras deste alimento na balança da saúde

Na coluna desta semana, Jamar Tejada explicou os benefícios da carne vermelha e apresentou estudos científicos sobre os riscos à saúde do consumo excessivo deste alimento

Carne vermelha: saiba os prós e contras deste alimento na balança da saúde – Freepik

Juro que tentei inúmeras vezes abandonar a carne, me tornar um vegetariano “cool”, mas falhei! Para um gaúcho como eu, que cresci com o consumo de carne enraizado no do dia a dia, no qual o churrasco está ligado ao meu subconsciente como sinônimo de família reunida, risadas e fartura, fica difícil se livrar do vício. Diminui consideravelmente o consumo, o que me deixa um tanto orgulhoso, mas longe de chegar ao que seria ideal, tornar-se vegetariano está bem além de ser “moderninho”, tornar-se vegetariano é valorizar a vida animal e acima de tudo a sua própria.

Publicidade

Sabemos que manter uma alimentação balanceada, diversificada, é a chave do equilíbrio para manutenção da saúde. Nosso corpo necessita de tudo um pouco: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, uma quebra nesse balanço responde diretamente na nossa homeostase. Não basta incluir os alimentos certos na dieta, precisamos colocar “para dentro” as quantidades certas, refletindo na melhora da qualidade de vida e de um envelhecimento saudável.

Enquanto o consumo de alimentos minimamente processados como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, ovos, leite e alguns tipos de carne tem sido associado a diversos efeitos benéficos à saúde, outros estudos também relacionam o consumo frequente de alimentos processados ao aumento do risco de desenvolvimento de doenças, assim como diversas evidências também apontam à maior incidência de alguns tipos de câncer, como o de intestino e de doenças cardiovasculares aos indivíduos carnívoros “addicted”, ou seja, aos consumidores que não vivem sem carne. 

O que é a carne vermelha?

Para continuar lendo, veja a MATÉRIA COMPLETA DO PORTAL BONS FLUIDOS, PARCEIRO DO VIVA SAÚDE.

Publicidade