O estado do Texas, nos Estados Unidos, registrou uma tragédia na segunda-feira, 27. Em uma área remota, próxima à fronteira com o México, 50 pessoas foram encontradas mortas dentro de um caminhão, conforme o presidente mexicano Manoel López Obrador. A princípio, se falava em 46 pessoas, de acordo com o governo do Texas.
HIPÓTESE É DE QUE PESSOAS MORTAS EM CAMINHÃO SEJAM IMIGRANTES
As investigações ainda estão em curso, principalmente para identificar oficialmente os corpos. Mas, a primeira hipótese é de que as vítimas sejam imigrantes que buscavam melhores condições de vida tentando entrar nos Estados Unidos de forma ilegal. Crianças, inclusive, estavam no veículo, mas os bombeiros informaram que nenhuma delas estão entre os mortos.
Aliás, 4 crianças sobreviveram à tragédia, incluindo outras 12 pessoas. Os pacientes foram encaminhados a um hospital próximo à região. Autoridades chegaram a relatar que duas pessoas de Guatemala estão entre os sobreviventes, mas ainda não há confirmações oficiais sobre todas as nacionalidades.
O caso aconteceu em uma cidade chamada San Antonio, e uma pessoa que passava pelo local escutou gritos com pedidos de ajuda vindos de dentro do baú do caminhão abandonado. Conforme o chefe da polícia local, William McManus, ao The Dallas Morning News, essa pessoa foi quem fez o relato à polícia.
O QUE CAUSOU A MORTE DAS PESSOAS EM UM CAMINHÃO?
A causa das mortes ainda está sendo investigada pelas autoridades, mas uma das considerações é o clima do estado do Texas, que está enfrentando uma onda de calor com temperaturas próximas dos 40 °C e, com isso, há a possibilidade de as pessoas não terem resistido ao calor. Também não havia água onde as vítimas estavam. No entanto, ainda há muitos questionamentos, como se houve algum impedimento para que essas pessoas buscassem socorro. Ainda, três pessoas foram presas, mas não se sabe qual a ligação dos detidos com o ocorrido.