Publicidade

Cabeça coçando após tingir os cabelos? Pode ser dermatite de contato; saiba mais

A tricologista Viviane Coutinho ensinou como evitar a alergia, que pode ser provocada por determinados produtos

Coceira capilar pode ser dermatite de contato – Freepik/ user18526052

Seu couro cabeludo coça quando você tinge os cabelos? Pode ser dermatite de contato. Ela ocorre quando há o contato com alguma substância que desencadeia a dermatite na pele. 

Publicidade

Segundo a tricologista Viviane Coutinho, a dermatite de contato é uma reação alérgica que acontece quando a pele reage a um determinado desencadeador, que geralmente é encontrado em sabão, cosméticos, químicas, perfumes, joias, entre outros.

+++ Como evitar uma harmonização facial insatisfatória? Profissional explica a importância do gerenciamento de beleza

Os sintomas variam de acordo com a causa. Vão de ardor ou queimação até intensa coceira (prurido). As reações alérgicas podem ocorrer imediatamente após o contato com o agente causador ou até meses após a exposição à substância”, afirma. 

A dermatite de contato pode ser irritativa – 80% dos casos –  e alérgica.  O diagnóstico é feito pelo teste alérgico de contato. 

Publicidade

“É necessário identificar o agente desencadeador e sempre proteger a pele. Caso não seja possível não utilizar, é fundamental usar recursos que acalmem e equilibrem a pele do couro cabeludo para que não haja futuras disfunções capilares“, explica Viviane. 

+++ Especialista explica: Deixe um pouco de lado o óleo de coco e invista em outros óleos vegetais para o cabelo

Segundo a profissional, a melhor forma de prevenir é evitar o contato com o agente. Contudo, se não houver jeito – especialmente para quem quer tingir os cabelos e não sentir a cabeça coçando – é possível optar por tinturas específicas.

Publicidade

“Atualmente, existem colorações específicas para peles mais sensíveis e técnicas de proteção dentro da terapia capilar que contribuem e muito”, pontua.