Publicidade
Testes rápidos para hanseníase – Freepik/freepik

Uma ação inédita no mundo será aplicada no Brasil, segundo o Ministério da Saúde: testes rápidos para a identificação de hanseníase serão oferecidos no país de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A pasta fez o anúncio nesta terça-feira, 25, em meio ao Janeiro Roxo, campanha de conscientização sobre a doença, mas sem a informação sobre a quantidade de testes

Publicidade

Essa medida pode mudar o cenário da enfermidade no país, que ocupa o segundo lugar no ranking mundial de maiores casos de hanseníase, ficando atrás apenas da Índia, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença atinge os nervos periféricos e a pele, provocada pela bactéria Mycobacterium leprae.  

Mesmo sendo uma das doenças mais antigas da humanidade, só entre 2016 e 2020 foram registrados cerca de 155 mil novos casos de hanseníase no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.

O grau 2 da doença é considerado o mais grave, por ser capaz de gerar incapacidade física nas mãos, pés e, até mesmo, na região dos olhos. No mesmo período, quase 20 mil brasileiros foram afetados pela hanseníase desse tipo. Por isso a importância de um diagnóstico precoce da doença, já que pode ser tratada e evitar a evolução para quadros graves. 

“O teste rápido para o diagnóstico é uma grande conquista, porque temos um sistema de saúde de acesso universal tão abrangente como nosso, o Brasil é o primeiro país do mundo a incorporar esses exames e oferecê-los gratuitamente a nossa população”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

Publicidade

+++ Vitiligo: entenda no que consiste a condição de Natália Deodato, participante do BBB22

+++ Melasma: tem cura? Tem tratamento? Dermatologista responde

COMO OS TESTES RÁPIDOS DE HANSENÍASE SERÃO INCLUÍDOS NO PAÍS?

Com a inclusão dos testes pelo SUS, a ideia é de que todos os estados do país sejam alcançados pela medida até o final de 2023. De início, os testes serão oferecidos em dez estados até o final de 2022, pelos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen), já que o recurso exige uma estrutura mais desenvolvida. 

Publicidade

“Que nós possamos fazer o diagnóstico clínico, confirmar através dos exames sorológicos e através de uma terapia adequada, fazer com que os pacientes sejam curados”, afirmou Queiroga.

+++ Cor e odor da urina podem indicar problemas de saúde; saiba quais sinais merecem atenção

SINTOMAS DE HANSENÍASE

Conforme destacado pelo próprio Ministério da Saúde, os sintomas da doença são:

Publicidade
  • Dormência;
  • formigamento;
  • Força reduzida nas mãos, pés ou pálpebras;
  • Manchas brancas ou avermelhadas, com diminuição ou perda da sensação de calor, dor ou do tato.