Publicidade
Vacinação contra sarampo no Brasil – Pexels/Artem Podrez

O Brasil já não é mais um país considerado livre do sarampo – em 2016, o país foi certificado por eliminar o vírus em seu território. Em 2019, houve o registro de mais de 20 mil casos da doença e, em 2020, foram notificados pouco mais de 8 mil casos, conforme boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. E uma das medidas de combate contra a doença é justamente a vacina. 

Publicidade

É importante que todas as pessoas de 12 meses até 59 anos de idade estejam vacinadas contra o sarampo, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação”, destacou a pasta, em boletim. Juntamente com a campanha contra influenza, o Brasil irá iniciar a campanha de imunização contra o sarampo no dia 04 de abril. 

O foco dessa campanha serão crianças de seis meses e menores de 5 anos, com a meta de 95% da vacinação nesse grupo, o equivalente a 12,3 milhões. Ainda, no público-alvo estão os trabalhadores da área da saúde. Aliás, para esses profissionais, o Ministério não estabeleceu uma meta de cobertura vacinal, pois “o intuito é atualizar as doses que ainda estejam atrasadas, além de proteger esse público contra a doença, considerando o risco diante da maior exposição nos serviços de saúde”.

+++ Amapá tem redução de 98% de casos de sarampo, comparado com janeiro de 2021

+++ Vacinação contra gripe inicia em abril; Meta é imunizar 90% das pessoas do grupo prioritário

Publicidade

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO

A tríplice viral será a vacina aplicada nessa campanha, ou seja, o imunizante oferece proteção não só contra o sarampo, mas também contra caxumba e rubéola. A campanha será dividade em duas etapas, confira as datas:

4 de abril a 2 de maio: vacinação para profissionais da saúde, junto com a primeira fase da campanha contra a gripe;

3 de maio a 3 de junho: vacinação para crianças entre seis meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), também junto com a vacinação contra influenza.

Publicidade