BBB: conheça a ciência por trás de como relacionamentos tóxicos afetam a saúde mental
Se atente aos sinais! Saiba como atitudes presentes em um relacionamento tóxico podem causar consequências severas na saúde psicológica
Se atente aos sinais! Saiba como atitudes presentes em um relacionamento tóxico podem causar consequências severas na saúde psicológica
Parte do Brasil está novamente ligada em acompanhar um dos realities show mais famosos da TV: o Big Brother. Porém, o BBB deste ano está expondo um caso que está longe de ser um fato isolado no país: os relacionamentos tóxicos.
Os protagonistas são a atriz Bruna Griphao e o administrador Gabriel. Na noite deste domingo, inclusive, o apresentador Tadeu Schmidt chegou a intervir na situação ao dar uma verdadeira lição de moral nos brothers e alertá-los que alguns limites estão prestes a ser excedidos.
“O Gabriel chegou a dizer: ‘Daqui a pouco você levará umas cotoveladas na boca’. Isso não se diz nem de brincadeira”, criticou Tadeu.
Após a repercussão, muito tem se falado sobre as consequências de um relacionamento abusivo. O Pós PhD Neurocientista Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela comentou as discussões, lembrando de um estudo publicado na revista científica Jama Network que trata dos aspectos negativos de relacionamentos íntimos e doenças cardíacas.
“É uma situação estressante – e nem é só para os dois envolvidos. O estresse pode aumentar quase todos os problemas de saúde, como problemas cerebrais, de tireóide, imunológicos e de peso”, relembrou o profissional.
“Além do já dito, podemos citar também o estudo Whitehall II, que é um marco de pesquisa que acompanhou mais de 10.000 pessoas por mais de 12 anos e que confirmou que a ligação entre relacionamentos tóxicos, estresse e saúde é real”.
Segundo Fabiano, o estudo publicado na Jama aponta que aqueles que estavam em relacionamentos tóxicos corriam maior risco de desenvolver problemas cardíacos, incluindo morrer de ataques cardíacos e derrames, do que aqueles cujos relacionamentos íntimos não eram negativos.
“Os humanos adaptaram algo chamado Resposta Transcricional Conservada à Adversidade (CTRA) é um tipo de expressão gênica associada à inflamação e baixa imunidade”, destacou.
Para Fabiano, se você estiver sendo perseguido por um predador, o CTRA permite alguns benefícios úteis a curto prazo, como maior cura, recuperação física e maior probabilidade de sobrevivência.