Publicidade

Baixas temperaturas aumentam risco de problemas vasculares: profissional orienta como minimizar o problema

Dieta mediterrânea pode ser boa aliada para o sistema cardiovascular; saiba qual é

Agasalhar-se bem é uma das dicas para se prevenir do problema – Freepik

O risco de problemas vasculares, como as isquemias de membros inferiores em pacientes arteriopatas, podem ser potencializadas durante o inverno.

Publicidade

Segundo a Dra. Fátima El Hajj, cirurgiã vascular, o frio contrai as artérias, ocasionando a má circulação do sangue. Pés e mãos frias, dedos azulados, dor forte nos pés, mesmo em repouso, úlceras e feridas nos membros são sintomas que devem ser observados e tratados.

Qualquer sinal diferente do normal deve ser comunicado a um profissional de saúde!

O QUE FAZER PARA O FRIO NÃO AFETAR

A prevenção é baseada em bons hábitos de vida: alimentação saudável, exercícios físicos regular e não fumar.

Publicidade

“A dieta mediterrânea, rica em vegetais frescos, proteína magra, frutas antioxidantes e gorduras saudáveis pode ser uma grande aliada para a saúde cardiovascular”, explica a especilista.

Além disso, é muito importante manter os exames preventivos em dia, como índice tornozelo-braquial (ITB), realizado no próprio consultório, e o Ultrassom Doppler que é o “estetoscópio” do cirurgião vascular.

Vale ressaltar que em nenhuma doença o paciente deve se automedicar, especialmente nas patologias vasculares que o tratamento envolve antiagregante plaquetários e anticoagulantes, que podem ocorrer sangramentos gravas sem a orientação médica. 

Publicidade

Para quem apresenta dor sem isquemia critica, o tratamento é medicamentoso, aliado à mudança de hábitos de vida e atividade física orientada. Mas, quando se apresenta dor em repouso e lesão trófica, normalmente são abordados cirurgicamente. Só um profissional da área pode avaliar a conduta.
 

Publicidade