Artrite reumatoide: apesar de crônica, com tratamento, vida pode ser normal
A doença se manifesta geralmente em pessoas com idade entre 35 anos e 65 anos
A doença se manifesta geralmente em pessoas com idade entre 35 anos e 65 anos
A função do seu sistema imunitário é proteger seu corpo de invasores estranhos como vírus e bactérias. Mas pode acontecer de ele atuar de forma equivocada, o que o faz atacar as células saudáveis do seu corpo, sabia?
É isso o que acontece nas doenças autoimunes, como a artrite reumatoide. Nesse caso, a hiperatividade desse sistema provoca uma inflamação que acomete principalmente as articulações – causando um inchaço doloroso -, mas pode afetar outras áreas do organismo – podendo resultar em erosão óssea e em deformidade articular.
A mais atual literatura médica sobre a doença indica que ela pode ter sempre estado presente na população. Entretanto, quando foi descrita, pela primeira vez, em 1800, a expectativa de vida era menor do que 30 anos.
+++ VEJA TAMBÉM: Você sabia? Estresse e ansiedade podem comprometer a saúde bucal
+++ VEJA TAMBÉM: Xô, candidíase: como o uso do coletor menstrual pode ajudar no tratamento da doença
Assim, é possível que as pessoas morressem sem que houvesse tempo para a observação das características completas da doença, inclusive de seu potencial de deformidade.
E, hoje, sabemos que esse problema se manifesta, geralmente, em pessoas com idade entre 35 anos e 65 anos, é mais comum no sexo feminino (80% dos casos), acomete cerca de 1% da população de todo o mundo e, muitos cientistas defendem a tese de que ela é uma enfermidade moderna, influenciada pela genética e por fatores ambientais.
SINTOMAS
Os sinais e sintomas da artrite reumatoide são:
– Dor nas articulações dos dedos das mãos e pés;
– Dor nas articulações dos joelhos e tornozelos;
– Dor nas articulações dos cotovelos e ombros;
– Dor na região do quadril;
– Dor, inchaço e aumento da temperatura nas articulações;
– Rigidez matinal, que pode durar horas;
– Caroços firmes de tecido sob a pele dos braços (nódulos reumatoides);
– Rigidez e dificuldade para movimentar certas articulações no período da manhã;
– Fadiga;
– Febre;
– Perda de peso não intencional.
Os sinais e sintomas da artrite reumatoide podem variar em termos de gravidade e, também, podem ser intermitentes, ou seja, aparecer e desaparecer em seguida.
FATORES DE RISCO
São diversos os fatores de risco para o aparecimento da artrite reumatoide, dentre eles estão:
– Ser mulher, uma vez que a doença afeta três vezes mais mulheres que homens;
– Ter parentes próximos com artrite reumatoide. Mas esse fator não é absoluto. Existe apenas uma chance maior de se ter a doença comparando-se com alguém que não tenha nenhum caso na família;
– Fumantes, mesmo que sejam apenas fumantes passivos;
– Pessoas expostas a poluentes do tipo sílica;
– Obesidade
TRATAMENTO
A artrite reumatoide é considerada uma doença crônica, sistêmica e progressiva, e até o momento não se descobriu a sua cura. Apesar disso, nos últimos trinta anos o conhecimento sobre ela e o seu tratamento evoluíram tanto que ela pode ser controlada, e até chegar ao ponto de os sintomas desaparecerem por completo, o que os médicos chamam de remissão.
Seu tratamento se baseia no uso de medicamentos e práticas não medicamentosas. Estas, incluem a prática de atividade física, orientações dietéticas, terapia ocupacional e do movimento, fisioterapia, e até psicoterapia, tudo para garantir qualidade de vida ao paciente.
Marque uma consulta com seu médico se você tiver desconforto persistente e inchaço nas articulações.