Após terremoto, mais de 5 mil pessoas morrem na Turquia e na Síria

Na última segunda-feira, 6, um tremor de magnitude 7,8 atingiu a Turquia, perto da fronteira com a Síria; terremoto foi o mais forte desde 1993

Após terremotos, mais de 5 mil pessoas morrem na Turquia e na Síria
Após terremotos, mais de 5 mil pessoas morrem na Turquia e na Síria – Reprodução: Red Crescent Turkiye

Nessa segunda-feira, 6 de fevereiro, um tremor de magnitude 7,8 atingiu a Turquia, perto da fronteira com a Síria. O terremoto foi o mais forte desde 1993 e, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, pelo menos 75 tremores secundários, medindo 4,0 graus na Escala Richter, ocorreram após o primeiro terremoto.

Publicidade

De acordo com informações divulgadas pela CNN, até a manhã desta terça, a quantidade de prédios que colapsaram apenas na Turquia passou de 5.600 e o desastre já causou mais de 5 mil mortes. O frio intenso, a escassez de infraestrutura e estradas prejudicadas são alguns fatores que prejudicam os socorristas de encontrarem mais vítimas do terremoto.

O raio de alcance do tremor foi de 250 quilômetros, sendo fortemente sentido em centenas de municípios e cidades dos dois países. Israel, Iraque, Chipre e Líbano foram alguns dos países que conseguirem sentir os temores, mas não há registros de mortes nesses locais.

Nessa terça-feira, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, explicou que uma das maiores preocupações é com áreas da Turquia e da Síria em que surgiu nenhuma informação após o terremoto.

“Estamos especialmente preocupados com as áreas em que ainda não temos informações. O mapeamento de danos é uma maneira de entender onde precisamos focar nossa atenção”.

Publicidade