Publicidade
Aneurisma: entenda o que pode causar a condição de Juliette Freire – Instagram/ @juliette

Juliette Freire vencedora do Big Brother Brasil 21, revelou em uma entrevista no programa Conversa com Bial que descobriu um aneurisma cerebral após uma cirurgia da mãe. “Quando cheguei lá – eu já tinha feito outros exames no cérebro e não tinha dado nada – mas a doutora disse: ‘Vamos fazer um check-up. E eu falei não. No fundo, tinha medo de fazer de novo porque tinha a sensação de que podia ser. Aí minha mãe fez a cirurgia, ficou super bem e quando ela saiu do quarto eu fui fazer meus exames. Passei uma hora dentro da máquina, recebendo contraste na veia, e na minha cabeça: ‘Sei que chegou a hora e vou saber que tenho um aneurisma, era uma certeza no meu coração que não sabia de onde vinha. Quando saio, a médica já tinha reunido uma equipe de neurologistas”, declarou a maquiadora.

Publicidade

+++ Com diagnóstico de aneurisma, Juliette buscou tratamento depois da morte de Marília Mendonça

+++ Juliette revela que descobriu um aneurisma em 2021

ANEURISMA: O QUE É E QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Aneurisma é um problema silencioso que causa a dilatação dos vasos sanguíneos que levam o sangue até o cérebro. Geralmente, isso acontece quando a parte que fica dilatada apresenta uma parede mais fina, ocasionando um maior risco de se romper. Se este aneurisma rompe, provoca um AVC hemorrágico, dependendo da quantidade de sangue pode ser mais ou menos grave.

O neurocirurgião e Chefe da Neurocirurgia e do Centro Cirúrgico do Hospital Federal da Lagoa – Rio de Janeiro, Dr Haroldo Chagas, explica que o aneurisma cerebral não é causado por qualquer tipo sintoma e que na maioria dos casos só é descoberto quando se rompe, causando dor de cabeça muito intensa que surge de forma inesperada e com o passar do tempo vai aumentando. Pessoas com aneurisma apresentam dor constante atrás dos olhos, visão dupla, formigamento no rosto, náuseas e vômitos, pescoço duro, desmaios e convulsões. É importante fazer um exame de diagnóstico da cabeça.

Publicidade

“Geralmente a cirurgia é indicada para os casos que já se romperam ou em casos que dependem do tamanho e localização. Nos casos menos arriscados é indicado um tratamento para diminuir a pressão arterial para reduzir as chances de rompimento”, diz Chagas.

O neurocirurgião também fala que as causas do aneurisma cerebral não são conhecidas, mas alguns motivos podem aumentar os riscos, como: usar drogas, ter um histórico de aneurisma na família, ter pressão alta descontrolada, fumar, consumir bebidas alcoólicas em excesso.


DR HAROLDO CHAGAS (CRM- RJ: 52-70425-3) – NEUROCIRURGIÃO E ESPECIALISTA EM COLUNA
Graduado pela Escola de Medicina Souza Marques no ano 2000;
Especializou-se em Neurocirurgia (2001 – 2005) no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – UFRJ;
Fez Cirurgia de coluna (2005-2006): Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – UFRJ;
Chefe da Neurocirurgia e do Centro Cirúrgico do Hospital Federal da Lagoa – Rio de Janeiro

Publicidade