Analgésico natural: saiba como usar a pimenta no alívio de dores, como a enxaqueca

Confira as ações benéficas desse alimento no seu corpo!

Benefícios da pimenta para o organismo – Pexels

Um dos benefícios da pimenta para a saúde é que ela auxilia a controlar a enxaqueca pelo poder de estimularem a produção de endorfina, o hormônio capaz de ajudar no combate às dores.

Publicidade

Todos os tipos de pimenta têm essa mesma ação, incluindo os pimentões verde e vermelho; contudo, a mais utilizada para essa finalidade é a caiena.

De acordo com a naturopata Thais Sampaio, a pimenta tem um ativo chamado capsaicina, composto ativo ligado às fibras nervosas que transmitem dor e eventualmente calor. “Quando a pimenta é ingerida, a capsaicina ativa receptores na língua e ajuda o cérebro a produzir mais endorfina, que é o hormônio que tem ação analgésica”, afirma.

Uma colher de chá de pimenta caiena diariamente na alimentação, no preparo das refeições, ajuda a manter a enxaqueca longe.

Thais reforça que a literatura médica já dispõe de estudos comprovando os benefícios da pimenta. Nesses estudos, pacientes que incluem pimenta nas principais refeições durante um mês conseguem observar melhora nas crises de enxaqueca.

Publicidade

Esse é apenas um dos benefícios da pimenta, já que ela também ajuda a proteger os pulmões e possui seis vezes mais vitamina C do que a laranja.

 

*Por Ivonete Lucírio, Marcela Carlini, Caroline Radmer, Fernanda Emmerick, Michelle Freire, Carla Gasparetto, Murilo Toretta | Adaptação Isis Fonseca e Marina Pastorelli

Publicidade

Editora Viva Saúde