Publicidade

Além de amor e prazer: oxitocina também auxilia na recuperação do coração

Novo estudo revela que hormônio do amor e prazer, oxitocina, potencializa regeneração do coração após ataques cardíacos; entenda!

Novo estudo revela que hormônio do amor e prazer, oxitocina, potencializa regeneração do coração após ataques cardíacos; entenda!
Oxitocina também auxilia na recuperação do coração – Freepik

Segundo um estudo recente da Universidade Estadual de Michigan, dos Estados Unidos, o hormônio do amor e prazer, a oxitocina, tem também potenciais regenerativos para o coração! Sim, além de “cuidar” do interior do coração, ela também auxilia na reconstrução do órgão, após lesões.

Publicidade

Eles analisaram, então, corações após ataques cardíacos. Isso porque a condição prejudica e até mesmo mata milhares de células cardíacas, que não tem capacidade de se regenerar. Como solução para isso, células do epicárdio, de acordo estudos anteriores, podem ser reprogramar, como as troncos, fazendo o papel dos cardiomiócitos, mas ainda assim é em quantidade insuficiente em humanos.

Desse modo, os pesquisadores avaliaram corações de peixes-zebra, que apresentam um grande potencial de regeneração de órgãos. Foi neles, portanto, que eles perceberam a proliferação de oxitocina, no momento de reconstrução das células cardíacas.

Pesquisadores também testaram oxitocina para recuperação de coração humano

O estudo, então, avançou para estágios em corações humanos. Testada junta de outros 14 substâncias, a oxitocina foi a única capaz de incentivar a produção de novas células. Assim avançando o processo de reestruturação do órgão.

“Esses resultados mostram ser provável que a estimulação por oxitocina da produção de células novas seja evolutiva e conservada em humanos em uma medida significativa”, destaca um dos autores do estudo, Aitor Aguirre.

Publicidade

“A oxitocina, […] mesmo que tenha uma regeneração cardíaca apenas parcial, apresenta benefícios para os pacientes que podem ser enormes”, além disso, aponta.

Por agora, eles pretendem evoluir seus estudos na área.

Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!

Publicidade