No Brasil, segundo as últimas pesquisas da Sociedade Brasileira de Cardiologia, quatro em cada dez adultos sofrem comprovadamente com o nível de colesterol elevado, o que equivalente a cerca de 18,4 milhões de pessoas que correm o risco de ter algum problema agudo.
Em Agosto, muitas ações são promovidas para conscientizar sobre os cuidados e prevenção de doenças cardiovasculares, já que é considerado o mês de combate ao colesterol.
De acordo com o médico endocrinologista Carlos Eduardo Grazzia para a TV Tem, uma das maneiras de evitar o problema de saúde é com a alimentação equilibrada. Ele afirma que é necessário controlar sobretudo o LDL, considerado o “colesterol ruim”, para impedir a formação de placas de gordura no organismo.
Existe cura para o problema?
Em casos de origem genética há controle com medicamentos, alimentação e atividade física. Em casos de erros na alimentação, a reeducação alimentar e atividade física ajudam no controle. Apenas um especialista consegue rastrear se é por origem genética ou comportamental.
“De um lado temos uma mesa com alimentos considerados saudáveis, como iogurte desnatado, sucos naturais e frutas, mas do outro, temos frituras e pães. Comidas com menor quantidade de frituras e açúcares têm uma probabilidade menor de aumentar os níveis de colesterol”, explica.
Confira mais algumas dicas para abaixar seu LDL:
- Coma mais frutas e vegetais;
- Evite o fumo;
- Pratique exercícios físicos;
- Coma mais peixe grelhado ou assado e menos carnes fritas;
- Coma uma variedade de alimentos ricos em fibras, como aveia, pães integrais e maçãs. As fibras ajudam a reduzir as taxas de colesterol;
- Limite a ingestão de gorduras saturadas, como gordura de derivados de leite;
- Limite os alimentos ricos em colesterol, como gema de ovo e fígado;
- Utilize derivados de leite pobres em gordura: leite desnatado, iogurte desnatado e sorvetes light;
- Evite frituras.