Publicidade

É preciso se cuidar: confira 7 atitudes que podem comprometer a saúde do coração e saiba como mudá-las

Conheça os hábitos que podem estar prejudicando o bom funcionamento do seu coração

Mantenha a saúde do seu coração em dia – Pexels

O coração é um órgão crucial para o funcionamento do nosso corpo e, muitas vezes, deixamos de lado os cuidados necessários para manter a sua saúde.

Publicidade

De acordo com Marcelo Sobral, cirurgião cardíaco, existem algumas atitude que podem prejudicar a saúde do coração.

Veja abaixo! 

+ VEJA TAMBÉM: Uma taça de vinho por dia faz bem para o coração? Conheça os benefícios da bebida para nossa saúde

1- Falta de sono
Nosso corpo precisa descansar adequadamente para que a saúde do coração seja mantida. O recomendado é que se durma por volta de 8 horas por dia. Dessa forma, você pode evitar riscos de infartos e derrames.

Publicidade

2- Não praticar exercícios
Quando você leva uma vida sedentária sua circulação é prejudicada e os níveis de gordura e açúcar do seu sangue podem se elevar. Consequentemente, os riscos de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais aumentam. 

3- Problemas com estresse
Pessoas muito estressadas ou com problemas de ansiedade apresentam um risco maior para doenças vasculares. Tente relaxar seu corpo, sua mente e procure formas de deixar sua pressão arterial estável.

4- Cuidado com o sal
Ao exagerar no sal você pode adquirir a hipertensão, doença que afeta a saúde do coração. De acordo com a OMS, a recomendação diária para o sal é de 5 gramas por dia, mantenha-se dentro do limite!

Publicidade

5- Alimentos industrializados
Atualmente optamos muitas vezes por alimentos industrializados devido a sua praticidade, entretanto esses alimentos contêm uma grande quantidade de sódio e poucos nutrientes, o que aumenta o risco de hipertensão, além de causar um aumento do colesterol ruim.

6- Fazer dieta e ingerir remédios por conta própria
Ao decidir entrar em uma dieta ou tomar remédios sem orientação médica você prejudica a saúde do coração, pois você pode sofrer pela falta de nutrientes e vitaminas ou sobrecarregar o seu coração. 

7- Consumir bebidas lights
As bebidas lights podem enganar, pois o seu consumo pode aumentar os níveis de sódios, além de aumentar em até 70% a circunferência abdominal. A medida da circunferência não deve ultrapassar 80 cm nas mulheres e 94 cm nos homens. Aqueles que apresentam medidas superiores a estas podem ter mais riscos de desenvolverem doenças cardiovasculares.

Publicidade