Publicidade
OMS fala sobre investimentos para tratamento de tuberculose – Freepik/8photo

Após mais de uma década, a tuberculose aumentou o número de vítimas pela doença, de acordo com relatório de 2021 da Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesta segunda-feira, 21, a entidade falou sobre a necessidade de investir em tratamentos contra a segunda enfermidade infecciosa mais mortal, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). 

Publicidade

“Investimentos urgentes são necessários para desenvolver e expandir o acesso aos serviços e ferramentas mais inovadores para prevenir, detectar e tratar a tuberculose, que podem salvar milhões de vidas a cada ano, diminuir as desigualdades e evitar enormes perdas econômicas”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus

+++ Casos e mortes de tuberculose aumentaram durante a pandemia, de acordo com a OMS

+++ China volta a registrar mortes por covid-19

CENÁRIO DE TRATAMENTO CONTRA TUBERCULOSE É MAIS AGRAVANTE PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, DIZ OMS

Provocada por bactérias, como Mycobacterium tuberculosis, a tuberculose afeta o pulmão. Segundo a OMS, dados mostram um preocupante cenário de tratamento contra a doença quando se trata de crianças e adolescentes. Em 2020, cerca de 60% do grupo menor de 15 anos, com tuberculose, não receberam o atendimento adequado. A taxa de eleva para cerca de 70% para aqueles abaixo de 5 anos.

Publicidade

A tuberculose provoca a morte de mais de 4 mil pessoas diariamente, e 30 mil são contaminados pela doença. Conforme Tedros Adhanom, os investimentos no tratamento da enfermidade infecciosa “oferecem enormes retornos para países e doadores, em custos evitados de saúde e aumento de produtividade”.

 

Publicidade