Publicidade

Mulheres sofrem duas vezes mais com o risco de lesão do ligamento do joelho

A lesão no joelho das mulheres costuma ocorrer em corrida, voleibol e academia, mas o problema tem tratamento e prevenção

Lesões no joelho acometem mais as mulheres – Freepik/freepik

Um estudo publicado pelo Journal of the American Academy of Orthopaedic Surgeons comprova: as mulheres possuem uma incidência aumentada de distúrbios, fraturas por estresse e lesões do ligamento cruzado anterior (LCA). Para o médico ortopedista Dr. Pedro Baches Jorge, a explicação para isso se baseia em alguns importantes fatores:

Publicidade

Fatores anatômicos

As mulheres apresentam o espaço intercondilar, que é onde fica localizado o Ligamento Cruzado Anterior, mais estreito do que se comparado aos homens. Isso pode limitar a mobilidade do ligamento durante os movimentos de torção do joelho, e assim, favorecer o impacto entre o ligamento e a estrutura óssea ao seu redor. No mais, as mulheres normalmente possuem o quadril mais largo e isso afeta o alinhamento e a musculatura dos joelhos

Fatores hormonais

As ações hormonais, a gestação, a amamentação, o ciclo menstrual e cada idade da mulher é regulado por um conjunto de hormônios que afetam as diversas estruturas do corpo, inclusive os ligamentos. Por outro lado, o uso de anticoncepcionais hormonais, podem reduzir os riscos de lesões ligamentares do joelho.

Publicidade

+++ Não tenha medo da artrose: especialista reúne os 6 maiores mitos sobre a condição

+++ Exercícios físicos para os idosos ajudam desde o controle de artrite até a ingestão alimentar

Fatores biomecânicos e neuromusculares

Publicidade

As mulheres tendem a apresentar fraqueza relativa da musculatura de quadris, glúteos e coxa, e têm mais dificuldade em manter um bom alinhamento da perna em movimentos como saltos ou mudanças de direção. Com isso, colocam mais estresse sobre as estruturas ligamentares, o que aumenta o risco de lesões.

Mas, afinal o que é ligamento cruzado anterior?

No joelho existe o ligamento cruzado anterior e o posterior. O anterior é o principal estabilizador do joelho – que une os ossos da coxa aos da perna. Quando ocorre o rompimento, o paciente costuma relatar uma sensação de falseio no joelho conforme anda — é como se estivesse solto enquanto a pessoa caminha. Isso ocorre justamente porque a região ganha mais mobilidade. 

Porque ele se rompe?

Publicidade

A principal situação em que ocorre o rompimento do ligamento cruzado anterior é durante as atividades esportivas como corrida, voleibol e exercícios feitos de maneira errônea na musculação

+++ Praticar esportes com pés descalços na areia pode provocar lesões; Confira os cuidados necessários

Como tratar?

Publicidade

O tratamento é cirúrgico e realizado em cirurgia aberta convencional ou por artroscopia. Ambas trabalham na reconstrução do ligamento cruzado anterior. 

São diversas as técnicas de plastia utilizadas na reconstrução do LCA, mas todas passam pela colheita de um enxerto de tendão que vai ser colocado através de túneis ósseos que atravessam a tíbia e o fêmur, de forma a substituir o ligamento cruzado primitivo que rompeu.


Sobre a fonte:

O Dr. Pedro Baches Jorge (CRM 117.484) é ortopedista especialista em joelho e medicina esportiva. Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, é especialista em Cirurgia do Joelho e Oncologia Ortopédica, Medicina Esportiva e Artroscopia. É responsável pelo Núcleo de Medicina do Joelho da Clínica SOU, Mestre e Doutorando em Ortopedia pela Santa Casa de São Paulo e também membro de seu Grupo de Trauma Esportivo, é membro do corpo clínico e membro cofundador do Núcleo de Medicina Esportiva do Hospital Sírio Libanês, Diretor científico da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE) e também membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho.