Publicidade

Deficiência de vitamina D está associada a doenças cardiovasculares, aponta estudo

Vitamina D é fundamental para o metabolismo do cálcio e regulação da fisiologia osteomineral

Deficiência de vitamina D está associada a doenças cardiovasculares, aponta estudo – FREEPIK

Uma pesquisa científica publicada recentemente pela Sociedade Europeia de Cardiologia (European Society of Cardiology) relaciona baixos índices de vitamina D com o surgimento de doenças cardíacas. O estudo analisou as amostras sanguíneas de 295.788 pessoas disponíveis no Biobank. De acordo com os históricos médicos, 44.519 pessoas nessa população apresentaram doenças cardiovasculares, o que corresponde a 15% dos indivíduos que sofrem da deficiência do nutriente.

Publicidade

“O íon cálcio é responsável pela contração do músculo cardíaco. Em contrapartida, a vitamina D é essencial para o metabolismo do cálcio e do fósforo. Desta forma, a carência deste nutriente afetará o funcionamento do organismo como um todo, e uma das possíveis consequências, é provocar danos à saúde cardiovascular”, constata o médico cardiologista Doutor Roberto Yano.

“A falta de vitamina D pode influenciar no controle dos níveis da pressão arterial, aumentando as chances do indivíduo se tornar hipertenso”, afirma o médico. Outras doenças estão relacionadas a deficiência deste nutriente, como a osteoporose, depressão e o surgimento de doenças autoimunes.

A vitamina D é obtida principalmente através da exposição solar e da dieta: “ela pode ser encontrada em alimentos como o salmão, ostras, óleo de fígado de bacalhau e carnes”, informa a nutricionista Dani Borges. “Devido ao fato de passarmos muitas horas em ambientes fechados, principalmente neste período de isolamento social, é recomendado avaliar através de um exame de sangue semestralmente a concentração de Vitamina D e realizar reposição caso necessário”, alerta Dani Borges.

“Pacientes que realizam tratamento para hipertensão arterial devem atentar-se aos índices deste nutriente, pois mantê-lo nas concentrações ideais pode promover benefícios e aumentar a eficácia do controle da hipertensão”, alerta o médico cardiologista Doutor Roberto Yano. “O tempo indicado de exposição solar diária para manter os níveis de vitamina D é de no mínimo 20 minutos diários, com braços e pernas expostos à luz solar”, elucida.

Publicidade

Sobre Roberto Yano

Dr. Roberto Yano é médico cardiologista e especialista em Estimulação Cardíaca Artificial pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e Associação Médica Brasileira (AMB). 

Hoje suas redes sociais contam com um número expressivo de seguidores, #amigosdocoracao. São mais de 1 milhão de seguidores bem engajados entre Facebook, Youtube e Instagram.

Publicidade

O seu intuito é divulgar informações valiosas aos seus seguidores sempre visando os preceitos do código de ética médico.

Sobre Dani Borges

Dani Borges tem 30 anos e é uma atleta Fitness WBFF PRO, nutricionista, modelo, health coach e educadora física. Como influenciadora digital, tem mais de 418 mil seguidores e posta dicas de motivação, alimentação saudável, receitas e treinos.

Publicidade

Sua paixão pelo fitness surgiu na adolescência após ter tido um quadro de obesidade que a motivou a buscar uma mudança radical de hábitos. Dani começou a atuar como modelo fitness e competidora em 2010, participando nos anos seguintes de competições de fitness nos Estados Unidos e também fotografando para marcas ligadas ao segmento, especialmente em Orlando e Miami, se tornando um dos rostos mais conhecidos do grande público, brasileiro e internacional, que consome publicações e revistas de fisiculturismo. 

Como nutricionista, Dani Borges atende em seu consultório no Brasil e online através das plataformas digitais.

Publicidade