esporte-e-lazer   / Tire a dúvida

Vida fitness: afinal, pode fazer agachamento todos os dias?

Realizar repetições diárias desse exercício pode aumentar o risco de lesões

VIVA SAÚDE Publicado segunda 26 outubro, 2020

Realizar repetições diárias desse exercício pode aumentar o risco de lesões
Vida fitness: Afinal, pode fazer agachamento todos os dias? Profissional responde - Freepik

Nos dias de treino dos membros inferiores, ele sempre aparece. Sim, o agachamento é considerado um dos exercícios mais completos para a região! Isso porque ele recruta não só os glúteos, como também pernas, abdômen, oblíquos, a parte inferior das costas e até as panturrilhas e tornozelos, sabia?  

E se é tão bom assim, é natural que a gente queira incluí-lo em todos os treinos que fazemos. Mas aí é que surge a dúvida: é seguro realizar o agachamento todos os dias? E se eu o fizer, os resultados realmente aparecerão mais rapidamente?  

Apesar desse exercício ser ótimo para o corpo, realizar apenas ele incansavelmente, sem nenhuma variação, depois de um tempo, não fará mais grandes efeitos. É importante lembrar que somos criaturas de hábitos que, com o tempo, depois de tanto fazer, se tornam fáceis e o corpo acostuma.


+++ VEJA TAMBÉM: Ajeita a postura: Exercícios caseiros para ajudar quem sofre com desvios de coluna
+++ VEJA TAMBÉM: Covid-19: Quais cuidados devemos ter ao ir para a academia? Veja


Por esse motivo, é muito importante sempre realizar exercícios diferentes, o que será muito mais benéfico para a saúde. Assim, se você gosta de fazer agachamentos, continue, mas não todos os dias, pois, quando realizamos um treino, causamos pequenos rompimentos nas nossas fibras musculares e o corpo, por sua vez, constrói moléculas para colocar nas fissuras, aumentando o volume do músculo.

É por isso que não podemos abrir mão de um personal trainer ou um profissional da área de educação física para nos auxiliar! Ele sabe a dose certa de agachamento e de tantos outros exercícios para cada pessoa. E sabe indicar, também, quanto tempo de descanso é necessário.

 

TEMPO DE DESCANSO

Os dias de descanso são muito importantes, porque dão tempo aos músculos para se reconstruírem e ficarem maiores e mais fortes. Além disso, realizar repetições diárias pode aumentar o risco de lesões. Afinal, se você não der o tempo necessário para o organismo descansar, tanto os músculos quanto as articulações podem sofrer as consequências.

Desta forma, assim como outros exercícios, é recomendado por especialistas que, de uma forma geral, os agachamentos sejam feitos até três vezes por semana e, preferencialmente, em dias intercalados - para que os músculos possam se recuperar. E se esse exercício é um item indispensável na sua rotina de treinos, variar nos tipos é essencial!

Último acesso: 02 Dec 2020 - 06:34:40 (650).